Neste ANIMAÇÃO EM FOCO vamos lembrar de mais uma divertida produção da insuperável Hanna-Barbera: A TURMA DA GATOLÂNDIA, uma série animada de comédia e musical que seguia as aventuras de uma banda hippie de gatos antropomórficos que viajam pelo país em um ônibus estiloso. A marca desse desenho animada era o psicodelismo clássico dos anos 60, com muitas cores e música. Lembrou? Nunca ouviu falar? Sem problemas! Fique conosco e divirta-se em mais uma gostosa viagem no tempo.
A Gatolândia é um grupo de rock "sessentista", formado pela dançarina Conceição (Kitty Jo), pelo guitarrista Country, pelo baterista que fala em rimas Groovey e por Figura (Scoots), no violoncelo. Conceição é namorada de Country e possui um cachorro chamado Tinzinho (Teenie Tim), que sempre aparece em video-clips e nas esquetes da Gatolândia. Nestas esquetes, Conceição mostra aos outros gatos, as novas gracinhas ensinadas ao cão. Há também, a indesejada presidente do Fã-Clube da Turma da Gatolândia, Fanzoca. Ela está sempre atrás da turma, afim de conseguir um autógrafo. "Queira me dar um autógrafo", diz.
A bordo da "charanga", seu ônibus exclusivo, dirigido por Country, a turma vive as mais variadas aventuras, como encontrar uma múmia, um fantasma e um duende; passeando no Zoológico e fugir da caçadora de autógrafos Fanzoca. Os video-clips da turma são o ponto alto do show. Baseado num movimento artístico da época - o psicodelismo - os planos de fundo são totalmente coloridos e com formas diversas, sendo um dos melhores momentos da Hanna-Barbera. O tema de abertura, foi um sucesso (o "Jabba-Da"). Para completar, a turma de gatos tem o visual hippie e se utilizam de gírias da época (babado, camarada, manda brasa).
O baixista Figura tem um giz mágico, que tudo que ele desenha, se torna real, com isso livra a turma de várias enrascadas.
O nome original da série era "Cattanooga Cats", uma referência à cidade de Chattanooga, no estado do Tennessee/EUA.
- Julie Bennett (Conceição e Fanzoca) - Judy Teixeira e Rita Cléos
- Casey Kasem (Groove) - Luis Manuel
- Bill Callaway (Country) - Allan Lima
Temporadas: 2 ( com 17 episódios no total)
Durante a primeira temporada (1969-1970), a série era uma hora de duração e incluía quatro segmentos:
- *A Turma da Gatolândia*
- *A Volta ao Mundo em 79 Dias*
- *É o Lobo!*
- *Zé Bolha & Juca Bala*
Na segunda temporada (1970-1971), a série foi reduzida a meia hora e os segmentos "É o Lobo!" e "Zé Bolha & Juca Bala" foram separados em uma série própria.
No Brasil o desenho A Turma da Gatolândia estreou em 1972 na TV Bandeirantes com dublagem da Dublasom Guanabara, onde ficou até 1984 saindo do ar com o programa A Turma do Lambe-Lambe. Só retornou à programação brasileira pela mesma emissora dentro do infantil Zy Bem-Bom.
Os verdadeiros músicos por trás da banda de rock dos gatos na animação foram:
- Michael Lloyd (vocal e guitarra)
- Gary Piper (guitarra)
- Danny Bemblem (baixo)
- Ray Jimenez (bateria)
Eles formaram uma banda real chamada "The Cattanooga Cats" e gravaram as músicas apresentadas na série. Michael Lloyd foi o principal compositor e produtor das canções.
Além disso, outros músicos também contribuíram para a trilha sonora da série, incluindo:
- Ted Nichols (compositor e arranjador)
- La La Brooks (vocalista convidada)
- Steve Braitman (guitarra)
Esses músicos ajudaram a criar o som característico da banda dos gatos e contribuíram para o sucesso da série.
Nos EUA, a Hanna-Barbera chegou até mesmo a promover uma turnê com A Turma da Gatolândia, onde uma banda de rock em carne e osso, se apresentava fantasiada como os personagens do desenho.
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook.
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...
Até o Pinguim tem mãe... e tem tia também!
-
Um vilão do Batman que voltou recentemente aos holofotes foi o Pinguim,
graças à série homônima estrelada por Collin Ferrel. Porém, esse é um
personag...
O ESPANTOSO HOMEM-ARANHA #45 (2024)
-
Sim, quando eles não sabem o que desenhar na capa para ilustrar o que tem
dentro da história, é só colocar o personagem triste debaixo de ...
DEMOLIDOR - v8 #03 (2023) Legacy #665
-
Obs: O Tradutor Original é o novo nick do tradutor da edição #01 (Parker).
*DEMOLIDOR - v8 #03 (2023) **Legacy #665*
*Sinopse: *Demolid...
Nenhum comentário