Baú de Revistas | SUPER POWERS (1986)


Mais uma vez vamos reabrir nosso BAÚ DE REVISTAS e reviver a magia dos quadrinhos dos anos 80! Uma das publicações que marcaram esse período foi o almanaque SUPER POWERS, publicado pela editora Abril. A revista em "formatinho", com cerca de 84 páginas e frequência trimestral, se destacava ao trazer uma seleção variada e empolgante de personagens icônicos da DC Comics, proporcionando aos leitores brasileiros aventuras épicas com seus super heróis favoritos. A publicação era um verdadeiro tesouro de ação e aventura, com histórias fechadas e arcos especiais. Ficou com saudades? Está curioso? Então fique conosco e leia nosso artigo, pois venha conosco explorar mais sobre esta revista que deixou saudades e que ainda é lembrada com carinho por muitos fãs. Então, sem mais delongas, vamos a matéria!


Nome: SUPER POWERS
Editora: Abril
Licenciador: DC Comics
Gênero: Super-heróis
Ano:  1984 a 1997 (37 revistas lançadas)
Formato: Almanaque - 13,5 x 19 cm (Formatinho) - Colorido/Lombada quadrada
Páginas: 84 (contando com as Propagandas)
Periodicidade: Trimestral




O Almanaque SUPER POWERS foi a terceira revista mix da DC Comics e seguia a mesma fórmula editorial da “concorrente” Grandes Heróis Marvel: periodicidade trimestral e foco na conclusão de grandes arcos ou HQs muito especiais. Cada edição trazia histórias completas, proporcionando uma experiência de leitura satisfatória e envolvente. Acredito que a seleção cuidadosa das histórias e personagens tornaram a revista um sucesso entre os leitores. A publicação apresentou diversas histórias icônicas da DC. Confira abaixo um resumo das edições lançadas:

1-Legião dos Super-Heróis versus Darkseid
2-Superman e Ametista
3-Liga da Justiça original
4-Batman versus Doutor Hugo Strange
5-Crise nas Infinitas Terras: Morte da Supermoça
6-Monstro do Pântano versus Doutor Arcano
7-Legião dos Super-Heróis contra a profecia.
8-Superman e Batman
9-Novos Titãs versus Exterminador
10-Tributo ao Batman
11-Superman encontra o Superboy do Mundo Compacto
12-Nuclear (DC Comics) versus Liga da Justiça e Esquadrão Suicida
14-Milênio (início)
15-Millennium (fim do Grande mestre)
16-Superman e Mulher-Maravilha
17-Primeira aparição de Supermoça (Matriz)
19-Novos Titãs versus Antítese
21-Alan Moore escreve Superman em Para o homem que tem tudo e O que aconteceu com o Homem de Aço?
25-Esquadrão Suicida
26-Superman e Batman versus a Intergangue; Álbum de família do Superman
28-Batman e Exterminador (estreia da nova Vigilante)
29-Batman e Robin - Guerra das Sombras
30-Quem matou Eléktron?
31-Armageddon Inferno: Retorno da Sociedade da Justiça
32-Origem de Bane
33-Novos Titãs: O casamento de Asa Noturna e Estelar
34-Liga da Justiça versus Liga da Justiça original
35-Força Tarefa Liga da Justiça
36-Novo Batman vs. Coringa
37-Liga da Justiça versus Pesadelo (último número)

As histórias contavam com a arte e o roteiro de renomados artistas e escritores da DC, proporcionando uma experiência visual e narrativa de alta qualidade. Durante sua publicação, a revista ganhou uma base fiel de fãs, que aguardavam ansiosamente cada nova edição. Apesar de sua publicação ter sido encerrada em 1996, o almanaque deixou um legado duradouro no coração dos fãs de quadrinhos no Brasil. A revista não apenas apresentou uma geração de leitores aos heróis da DC Comics, mas também contribuiu para a popularização dos quadrinhos no país.


CURIOSIDADES:
  • Nas páginas de Super Powers vimos capítulos épicos de sagas como: Crise nas Infinitas Terras, Milênio, Armageddon 2001 e até mesmo a Queda do Morcego.
  • O almanaque introduziu personagens como Darkseid, Mongul e a Liga da Justiça Internacional ao público brasileiro.
  • O Monstro do Pântano, O Nuclear, A Mulher Maravilha e o Arqueiro Verde, cada um estrelou uma (1) edição cada.
  • O Super-homem estrelou oito (8) edições, sendo três (3) ao lado de Batman.
  • O Batman estrelou dez (10) edições, incluindo as três (3) ao lado do superman e uma (1) ao lado do Esquadrão Suicida.
  • A Liga da Justiça estrelou seis (6) edições, incluindo o antes e o depois da reformulação de crise nas infinitas Terras.
  • Os Novos Titãs apareceram em quatro (4) edições.
  • A Legião dos Super Heróis, apesar de terem tido o privilégio de estrearem o almanaque, só apareceram em duas (2) edições.
  • O Esquadrão Suicida estrelou três (3) edições.
  • O Flash estrelou duas (2) edições

  • As capas de cada edição do almanaque se tornaram itens cobiçados entre colecionadores. Artes assinadas por nomes como:  George Pérez,  Keith Giffen, Eduardo Barreto, John Byrne, entre outros grandes nomes.
  • Na Edição SP #21 ,totalmente dedicada ao Super-Homem, somos brindados com duas Aventuras de Alan Moore. Na primeira história, ele revisita Kripton, Planeta Natal do Homem de Aço. Na Segunda história, o Autor presta uma Homenagem ao Clássico Herói, numa trama que junta Elementos e Personagens que ajudaram a fazer a fama do Super-Homem em suas Primeiras Décadas.
  • A Edição SP #22 foi Lançada na Mesma época em que o Seriado 'The Flash' fazia Sucesso na TV Brasileira e a Abril Dedicou esse n° ao Personagem.Aqui,conhecemos a Trajetória do Herói e Todos seus Alter-Egos Até Então.Nas Páginas Finais,uma Retrospectiva dos '51' Anos de Flash,por Mark Waid,'Editor' da DC.

  • Uma curiosidade que marca o nome SUPER POWERS e a DC, nos leva aos Estados Unidos, onde nessa época foi lançada uma famosa coleção de bonecos Kenner (actions figures), com os super heróis (e vilões) da DC. Por conta desse sucesso comercial foram produzidas, não só na época, mas em várias outras ocasiões minisséries em quadrinhos até mesmo assinadas por Jack Kirby. Fora isso, na TV,  havia o desenho dos Super Amigos, agora com o título Super Friends: The Legendary Super Powers Show. O detalhe é que nada disso que aconteceu nos EUA, tem relevância direta nas publicações do almanaque brasileiro. Com exceção do nome: SUPER POWERS, que visava embarcar na onda de sucesso americana. Para maiores informações, clique AQUI e AQUI!




Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..






Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.