Baú de Revistas | GHM - GRANDES HERÓIS MARVEL - 1ª Série - (1983 -1999)


A revista em quadrinhos GRANDES HERÓIS MARVEL foi um dos títulos de maior sucesso da editora Abril nas décadas de 80 e 90. A publicação sempre apresentava empolgantes histórias que no geral concluíam alguma saga ou nos presenteavam com excelentes histórias de nossos queridos super-heróis. Se você era fã de quadrinhos nesta época, com certeza curtiu muito essa publicação. Então, não pare por aqui e avance bravamente neste post que traz informações, curiosidades e sim, SCANS destes tesouros da 9ª arte. Boa Leitura!


Neste post estamos tratando da 1ª (e clássica) versão do Almanaque que era conhecido como: "A Revista das Grandes Sagas da Marvel". E, é verdade, as aventuras trazidas em Grandes Heróis Marvel (GHM para os mais antigos) fazia cada edição ser melhor do que a anterior e atraía a atenção dos leitores, que esperavam ansiosamente para saber quem seria o personagem escolhido para estampar a capa do número seguinte. Logo na edição de estreia, um impacto: "A Morte da Fênix", "Homem de Ferro Vs. Dr. Destino", "A Saga de Korvac", "Guerras Secretas II", "X-Men Vs. Drácula", "Arma X", "Vingadores da Costa Oeste", "Wolverine Vs. Conan", "Justiceiro - O Homem da Máfia", e tantas outras inesquecíveis para qualquer fã de quadrinhos da época. A fórmula se mostrou tão eficaz que algum tempo depois, a Abril repetiria o mesmo estilo e proposta com os personagens da DC na revista Superpowers

A proposta da publicação trimestral era concebida para trazer ao leitor histórias fechadas, sagas completas e finalizar arcos de grandes HQs, a revista não tinha um mix fixo de personagens, como era comum na ocasião, mas trazia um herói ou grupo diferente a cada número, de tabela tentava-se organizar a cronologia Marvel nas publicações brasileiras.

As primeiras edições, com exceção do número 2 (15 cm x 22 cm), tinham o "formatinho" padrão dos outros gibis da Abril, ou seja de 13,5 cm x 19 cm. A maior parte das edições vinha com 84 páginas mas, de vez em quando, dependendo da história, variavam entre 100 e 132. Foi só a partir do número 4 que o título se consolidou, publicando apenas arcos de HQs ou sagas específicas, sem histórias avulsas.

Concluindo, não há como negar que GHM (para os leitores da época) foi uma das mais empolgantes publicações da Abril e um dos títulos mais marcantes nos anos 80. E, que fique claro que não estou dizendo que todas as histórias eram excelentes e de grande relevância. A revista teve seus momentos ruins e nos anos 90 chegou a publicar algumas histórias esquecíveis. Ainda assim, é fácil garantir que a grande maioria do material publicado era de excelente qualidade. 

CURIOSIDADES:

  • GHM também sofreu os famosos cortes de páginas das HQs originais para acertos da cronologia. Na história: "Vingadores vs Defensores" foram 26 de suas 100 páginas originais cortadas.
  • Os Vingadores apareceram oito (8) vezes em GHM, sendo três (3) ao  lado de outros heróis.
  • A Tropa Alfa estrelou três (3) edições, sendo uma (1) ao lado dos X-Men.
  • O Quarteto Fantástico apareceu em cinco (5) edições de Grandes Heróis Marvel sendo uma ao lado dos Vingadores.
  • O Homem Aranha foi o campeão de aparições, tendo aparecido em dez (10) edições, sendo três (3) delas ao lado de outros heróis.
  • GHM trouxe novamente a primeira aparição do Rei do Crime, publicada no Brasil, pela última vez, na década de 1970 pela Bloch Editores.  essa edição deu origem a revista A Teia do Aranha.
  • GHM apresentou uma história incompleta que trazia o início da saga Guerras Secretas II, cujos capítulos posteriores foram publicados nos demais títulos Marvel/Abril.
  • O Surfista Prateado possui quatro (4) aparições em Grandes Heróis Marvel. 
  • Wolverine esteve presente em três (3) edições de GHM. Edição histórica, apresentando Arma X, a origem do esqueleto de adamantium de Wolverine.
  • Frank Castle, o Justiceiro estrelou quatro (4) edições de Grandes Heróis Marvel, sendo três (3) delas ao lado de outros heróis como Wolverine, Homem-Aranha e Motoqueiro Fantasma.
  • Os Novos Guerreiros estrelaram uma única edição de Grandes Heróis Marvel.
  • O Demolidor esteve presente em duas (2) edições. 
  • Os X-Men aparecem em seis (6) edições sendo uma delas um encontro com Os Novos Titãs, da DC Comics.
  • O Homem de Ferro também estrelou seis (6) edições de GHM. Após abandonar os vingadores o homem de ferro forma uma nova equipe: a Força Tarefa.
  • Excalibur, a equipe mutante britânica marcou presença em dois (2) volumes da revista.
  • GHM trouxe as primeiras aventuras solo de DEADPOOL, o mercenário mais famoso dos quadrinhos (e das telonas também).
  • Houveram ao todo 4 revistas com o título: "Grandes Heróis Marvel". Como já mencionei, estamos tratando aqui da 1ª (e melhor) versão que durou 66 edições - lançada em 1983 e cancelada em 1999. Porém, logo no ano seguinte (2000) a Abril relançou a revista com um novo nº 1 (trazendo os "Vingadores" de George Pérez), mas a idéia não funcionou e o título naufragou nas bancas. Esta 2ª série, agora mensal, durou tão somente 6 (seis) edições. Em seguida, ainda no ano 2000, a Abril lançou a 3ª versão, agora no formato "Premium" (decretando de vez o fim dos "formatinhos"). A publicação bem que tentou e conseguiu alcançar 17 (dezessete) edições lançadas. A 4ª Série, lançada uma década depois (2011) teve uma sobrevida de seis (6) edições.

Clique AQUI para baixar as SCANS


Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.