Papo de Cinema | A PAIXÃO DE CRISTO (The Passion of the Christ) - 2004


Neste PAPO DE CINEMA vamos falar um pouco sobre 'A PAIXÃO DE CRISTO' que neste ano de 2024 completa 20 anos de lançamento. A produção é um daqueles filmes cujo debate permanece vivo, mesmo após tantos anos. O projeto produzido, roteirizado e dirigido pelo super astro Mel Gibson, tem em si muitos fatores que o levaram a ser tratado como um dos mais controversos da história do cinema. Sim, desde a forma como as imagens do martírio de Jesus Cristo é levado à tela, até as acusações de antissemitismo por conta da abordagem que o cineasta faz dos sacerdotes e líderes judeus no roteiro. Claro que isso não impediu o longa de ser um imenso sucesso de bilheteria e público no mundo todo.  Ficou curioso? Então fique conosco e desfrute de muitas curiosidades para o seu lazer.

SINOPSE: As últimas 12 horas da vida de Jesus de Nazaré (Jim Caviezel). No meio da noite, Jesus é traído por Judas (Luca Lionello) e é preso por soldados no Monte das Oliveiras, sob o comando de religiosos hebreus, que eram liderados por Caifás (Matti Sbraglia). Após ser severamente espancado pelos seus captores, Jesus é entregue para o governador romano na Judéia, Poncio Pilatos (Hristo Shopov), pois só ele poderia ordenar a pena de morte para Jesus. Pilatos não entende o que aquele homem possa ter feito de tão horrível para pedirem a pena máxima e eram os hebreus que pediam isto. Pilatos tenta passar a decisão para Herodes (Luca de Domenicis), governador da Galiléia, pois Jesus era de lá. Herodes também não encontra nada que incrimine Jesus e o assunto volta para Pilatos, que vai perdendo o controle da situação enquanto boa parte da população pede que Jesus seja crucificado. Tentando acalmar o povo e a província, que detesta, Pilatos vai cedendo sob os olhares incriminadores de Claudia (Claudia Gerini), sua mulher, que considera Jesus o messias prometido.

"Este é um filme sobre amor, esperança, fé e perdão. Ele [Jesus] morreu por toda a humanidade, sofreu por todos nós. É hora de voltar para a mensagem básica. O mundo ficou louco. Todos nós poderíamos usar um pouco mais de amor, fé, esperança e perdão." - Mel Gibson


Título: A PAIXÃO DE CRISTO
Título Original: The Passion of the Christ
Ano: 2004
País: EUA
Duração: 126 min.
Produtor/Diretor: Mel Gibson
Produção Geral: Bruce Davey / Stephen McEveety
Roteiro: Mel Gibson / Benedict Fitzgerald
Baseado no texto bíblico do Novo Testamento e no livro: "A Dolorosa Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo", de Anna Catarina Emmerich
Elenco Principal:
- James Caviezel como Jesus Cristo
- Maia Morgenstern com Maria
- Monica Bellucci como Maria Madalena
- Hristo Jivkov como João
- Hristo Shopov como Pôncio Pilatos
- Francesco DeVito Saint como Simão Pedro
- Mattia Sbragia Yosef como Caifás
- Luca Lionello como Judas Iscariotes
- Claudia Gerini como Claúdia Prócula
- Rosalinda Celentano como Satanás
- Giacinto Ferro como José de Arimateia
- Luca De Dominicis como Herodes Antipas
- Chokri Ben Zagden como Tiago
- Pietro "Pedro" Sarubbi como Barrabás
- Sabrina Impacciatore como Verônica
- Sergio Rubini como Dimas
- Jarreth Merz como Simão Cireneu
- Danilo Maria Valli como Lázaro
Música: John Debney
Cinematografia: Caleb Deschanel
Edição: John Wright
Companhia produtora: Icon Productions
Orçamento:   US$ 45 milhões
Arrecadação: US$ 612 milhões


INDICAÇÕES & PRÊMIOS:

Oscar 2005 (EUA)
- Indicado nas categorias de melhor fotografia, melhor maquiagem e melhor trilha sonora original.

MTV Movie Awards 2005 (EUA)
- Indicado na categoria de melhor ator (Jim Caviezel).

People's Choice Awards 2005 (EUA)
- Escolhido como o filme dramático favorito.

Satellite Awards (EUA)
- Venceu na categoria de melhor diretor (Mel Gibson).

Sindacato Nazionale Giornalisti Cinematografici Italiani 2005 (Itália)
- Venceu nas categorias de melhor fotografia e melhor cenografia.

Prêmios del Círculo de Escritores Cinematográficos (Espanha)
- Venceu na categoria de melhor filme estrangeiro.


OPINIÃO:

O que dizer sobre o filme A PAIXÃO DE CRISTO? Bem, o mínimo que eu posso dizer é: EXCELENTE! 
Uma obra cinematográfica que promove nos espectadores variadas e até mesmo controversas emoções, além de promover sutilmente uma intima reflexão diante do sobrenatural e do divino. As impactantes imagens da árdua jornada do Senhor Jesus nos levam a profundos questionamentos morais e religiosos.  
A narrativa do longa se concentra nas últimas horas da vida de Jesus antes da cruz, destacando alguns de seus ensinamentos, a traição e a sofrida via crucis até o Calvário. Porém, creio que seja uma produção com teto de vidro e extremamente vulnerável a uma enormidade de críticas e a argumentos bastante consistentes. O que na minha modesta OPINIÃO, não o desqualifica em nada como obra artística, de entretenimento e até certo ponto evangelística. Curiosamente este aspecto "missionário" da obra é justamente um dos principais alvos de críticas e conflitos. A película nos trás a visão do diretor, ou seja sua interpretação pessoal dos textos do evangelho cristão, com destaque nos pontos que mais o marcaram e não, uma fidedigna narrativa baseada no texto bíblico.  Menciono esse detalhe no sentido de esclarecer que uma vez que o roteiro se distancia do evangelho bíblico, a produção esmaece no caráter evangelístico. Haja vista que evangelizar é anunciar a Boa Nova, conforme ensinada nas escrituras santas, a fim despertar nos ouvintes (assistência?) a verdadeira Fé Cristã que reconhece e confessa o Senhor Jesus Cristo como único e suficiente salvador de todos que nEle creem. Logo, não é uma produção evangélica, mas tão somente simpática aos valores cristãos. 
“A Paixão de Cristo” é uma obra cinematográfica que desperta ótimas reflexões e muitas emoções. Ao retratar a jornada de Jesus com tamanha intensidade, o filme convida os espectadores a mergulharem na espiritualidade e a questionarem as complexidades da vida religiosa de todos nós. Uma vez que, mesmo após vinte (20) anos a obra continua a ser debatida, não há dúvida de que ela deixou uma marca significativa no mundo ao trazer essa interseção entre fé, cinema e expressão artística.
No demais, a Paixão de Cristo vai além de toda polêmica e que transcende em muito o gênero religioso. O que reconheço é um filme singular que convida o público a uma jornada profunda e transformadora, tecnicamente impecável, com atuações marcantes e impactantes que contam uma história atemporal de fé, amor e sacrifício.

Nota: 9/10

CURIOSIDADES:

  • Não foram poucas as vezes que o cinema adaptou a vida (e a morte) do Senhor Jesus. O Rei dos Reis (1961), de Nicholas Ray, O Evangelho Segundo São Mateus (1964), de Pier Paolo Pasolini, A Maior História de Todos os Tempos (1965), de George Stevens, Jesus de Nazaré (1977), de Franco Zeffirelli, A Última Tentação de Cristo (1988), de Martin Scorsese… muitos foram os filmes (bons e ruins) que retrataram a jornada de Jesus Cristo, mas nunca antes uma produção cinematográfica havia alcançado o grau de realismo na representação do sofrimento e de qualidade na reconstituição histórica daquele período que Mel Gibson foi capaz de atingir com A Paixão de Cristo, em 2004.
  • Mel Gibson financiou o filme com seu próprio dinheiro (US$ 45 milhões), pois teve dificuldade em encontrar um estúdio disposto a apoiar o projeto devido ao seu conteúdo controverso. Apesar disso, o filme arrecadou mais de US$ 600 milhões em todo o mundo, tornando-se um dos filmes independentes de maior bilheteria de todos os tempos. 
  • O filme foi proibido no Kuwait e no Bahrein e tentativas judiciais de conseguir a sua retirada dos cinemas se espalharam pelo mundo ocidental – sem sucesso. Antissemita, fascista, sadomasoquista, fundamentalista: sobraram acusações contra a obra – e também sobre seu autor, costumeiramente chamado de “fundamentalista católico” na grande imprensa –, condenada por vários líderes judaicos, católicos e protestantes, pensadores esquerdistas e jornalistas do mundo inteiro. A Paixão de Cristo polarizou as críticas cinematográficas. 

  • Inicialmente o título original do filme seria "The Passion". Entretanto, como este título já havia sido registrado pela Miramax Films, ele foi posteriormente alterado para "The Passion of the Christ".
  • Mel Gibson e Benedict Fitzgerald, roteiristas do longa, disseram que eles leram muitos relatos da Paixão de Cristo para a inspiração, incluindo os escritos de devoção dos místicos católicos romanos. A fonte principal é A Dolorosa Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, da freira alemã Anne Catherine Emmerich (1774–1824). Alguns críticos afirmam que há um alto nível de dependência do roteiro do filme nele.

  • Entre as passagens extraídas do livro de Emmerich estão as cenas da suspensão de Jesus a partir de uma ponte depois de sua prisão pelos guardas do templo, o tormento de Judas por demônios depois que ele entregou Jesus ao Sinédrio, a limpeza acima do sangue de Jesus depois de sua flagelação, e o deslocamento do ombro de Jesus, de modo que a palma da mão alcançasse o buraco furado na cruz.
  • Ao incorporar Jesus Cristo, Jim Caviezel experienciou uma verdadeira provação. Além da preparação dedicada, que envolveu aprender a falar aramaico, latim e hebraico, o ator acabou se machucando algumas vezes durante as filmagens: deslocou o ombro ao carregar a cruz, foi atingido por chicotadas — que lhe rendeu uma ferida de 35 centímetros –, teve enxaquecas, hipotermia e pneumonia. Devido a alertas médicos, Mel Gibson chegou a sugerir que o processo fosse menos bruto, mas o ator preferiu seguir em frente. Para completar a lista, Caviezel foi atingido por um raio, mas não se feriu.
  • Depois de encenar o martírio sofrido por Jesus, Jim Caviezel relata que sentiu uma espécie de chamado. Conforme contou em entrevistas, ele teria percebido ao longo da produção que sua chance de atuar no papel não se tratava apenas de um trabalho, mas de um convite divino para se aproximar da figura de Cristo. Como resultado, Caviezel se tornou palestrante religioso. O ator também afirma que Gibson o alertou de que, se aceitasse o papel, ele nunca mais trabalharia em Hollywood — Caviezel, de fato, não teve outros papéis nos grandes estúdios  desde então. Nos últimos anos, o ator ressurgiu nos holofotes por suas declarações  ligadas aos ideais conservadores de direita.

  • As iniciais de Jesus Cristo e Jim Caviezel são as mesmas, JC. Curiosamente, quando estava envolvido com o filme A Paixão de Cristo, Caviezel tinha a mesma idade que Jesus tinha quando foi crucificado, 33 anos.
  • O filme foi produzido em aramaico, latim e hebraico antigo, com legendas em inglês e outros idiomas. Isso foi feito para aumentar a autenticidade histórica da narrativa.
  • O Longa foi gravado de forma independente na Itália – nos estúdios da Cinecittà Studios em Roma e na região da Basilicata, em Sassi di Matera, centro histórico da cidade de Matera, classificado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 1993, por suas cavernas e arquitetura de pedra única e em Craco, uma cidade fantasma desde a década de 1980. Locais exóticos que proporcionaram um cenário autêntico para recriar os eventos bíblicos.
  • Na cena de abertura definido no Jardim de Getsêmani, Jesus esmaga a cabeça de uma serpente em alusão visual direto para Gênesis 3:15.
  • No filme, a tábua pregada na Cruz com a inscrição "Jesus de Nazaré Rei dos Judeus", está escrita apenas em duas línguas (apesar de ocupar três linhas) enquanto que os Evangelhos referem que esta estava escrita em três línguas.

Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:






Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.