Papo de Cinema | PULP FICTION: TEMPO DE VIOLÊNCIA (1994)


Dia desses me dei conta de que até o momento não havíamos feito qualquer menção a um dos maiores clássicos dos anos 90: PULP FICTION: TEMPO DE VIOLÊNCIA. Então... aqui temos uma conversa sobre este intrigante longa, com direção e roteiro de um cineasta pouco conhecido (um tal de Quentin Tarantino) com a participação de grandes nomes, como: Samuel L Jackson, John Travolta, Bruce Willis, Ving Rhames, Tim Roth, Uma Thurman e outros. O filme trazia uma narrativa não linear exibindo o universo violento de gangsters combinado com humor, ironia e longos diálogos sobre coisas corriqueiras, criando-se assim uma trama surpreendente e impactante que contribuiu para trazer inovação ao gênero de drama policial e influenciando gerações de cineastas. Enfim, eis que temos aqui mais um excelente PAPO DE CINEMA com muitas informações e curiosidades. Boa Diversão!


 

SINOPSE: Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) são dois assassinos profissionais trabalham fazendo cobranças para Marsellus Wallace (Ving Rhames), um poderosos gângster. Vega é forçado a sair com a garota do chefe, temendo passar dos limites; enquanto isso, o pugilista Butch Coolidge (Bruce Willis) se mete em apuros por ganhar luta que deveria perder.


Título: PULP FICTION - TEMPO DE VIOLÊNCIA
Título Original: Pulp Fiction
Ano: 1994
Duração: 154 min.
País: EUA
Gênero: drama/policial
Direção: Quentin Tarantino
Produção: Lawrence Bender
Produção Executiva: Danny DeVito / Michael Shamberg / Stacey Sher
Eleno Principal:
- John Travolta como Vincent Vega
- Samuel L. Jackson como Jules Winnfield
- Uma Thurman como Mia Wallace
- Harvey Keitel como Winston Wolfe
- Tim Roth como Ringo
- Amanda Plummer como Yolanda/"Honey Bunny"
- Maria de Medeiros como Fabienne
- Ving Rhames como Marsellus Wallace
- Eric Stoltz como Lance
- Rosanna Arquette como Jody
- Christopher Walken como Capitão Koons
- Bruce Willis como Butch Coolidge
Diretor de Fotografia: Andrzej Sekuła
Direção de Arte: Charles Collum
Figurino: Betsy Heimann
Edição: Sally Menke

Orçamento: US$ 8 milhões
Receita: US$ 212 milhões

Caso queira saber mais sobre TARANTINO, clique AQUI: QUENTIN TARANTINO, O MITO



Mantendo a marca registrada de Quentin Tarantino de apresentar os roteiros de seus filmes em narrativas não-lineares, a história de Pulp Fiction é apresentada fora de sequência, estruturada em torno de três histórias que, embora diferentes, são entrelaçadas. Na concepção de Tarantino, o assassino da máfia Vincent Vega (John Travolta) é o protagonista da primeira história, intitulada "Vincent Vega e a esposa de Marsellus Wallace"; o pugilista Butch Coolidge (Bruce Willis) é o protagonista de "O Relógio de Ouro", a segunda; e o companheiro de Vincent, Jules Winnfield (Samuel L. Jackson), o protagonista da terceira, "A Situação Bonnie". Embora cada história se concentre em uma diferente série de incidentes, envolvendo uma extensa gama de personagens, elas se entrelaçam de diferentes maneiras. Existem um total de sete sequências narrativas, sendo que as três histórias principais são precedidas por uma tela preta:
Prólogo – O Restaurante (I)
Prelúdio para "Vincent Vega e a esposa de Marsellus Wallace"
"Vincent Vega e a esposa de Marcellus Wallace"
Prelúdio para "O Relógio de Ouro" (a—flashback, b—presente)
"O Relógio de Ouro"
"A Situação Bonnie"
Epílogo – O Restaurante (II)


PRÊMIOS & INDICAÇÕES (OSCAR 1995):

CategoriaComplementoResultado
Melhor filmeLawrence BenderIndicado
Melhor direçãoQuentin TarantinoIndicado
Melhor atorJohn TravoltaIndicado
Melhor ator coadjuvanteSamuel L. JacksonIndicado
Melhor atriz coadjuvanteUma ThurmanIndicado
Melhor roteiro original
  • Quentin Tarantino
  • Roger Avary
Venceu
Melhor ediçãoSally MenkeIndicado


CURIOSIDADES:

  • Na TRILHA SONORA, todas as músicas foram escolhidas a dedo por Tarantino e contribuíram enormemente para o sucesso do filme. Foram selecionadas canções que variam do surf music ao rock, passando pelo pop e soul.

  • PULP FICTION foi o segundo filme dirigido por Quentin Tarantino. O primeiro foi Cães de Aluguel (Reservoir Dogs) de 1992 que retrata os eventos anteriores e posteriores a um mal sucedido roubo de diamantes (embora não mostre o roubo propriamente dito), praticado por seis homens que não se conhecem e que se referem uns aos outros através de nomes de cores.
  • O primeiro pôster de Pulp Fiction precisou ser recolhido após a estreia do filme. A medida de precaução foi tomada porque Mia Wallace aparecia na imagem com um maço de cigarros Lucky Strike, marca que ameaçava processar os estúdios Miramax por uso indevido de imagem.

  • O primeiro elemento do que viria a se tornar o roteiro de Pulp Fiction foi escrito por Roger Avary no outono de 1990.

Roger Avary e Quentin Tarantino

  • Jules (Samuel L Jackson) afirma que sempre recita uma passagem bíblica antes de matar alguém. Ele diz: "O caminho do homem justo é rodeado por todos os lados pelas desigualdades do egoísmo e da tirania dos homens maus. Bem-aventurado aquele que, em nome da caridade e da boa vontade, pastoreia os fracos pelo vale das trevas, pois ele é verdadeiramente o guardião do seu irmão e o descobridor das crianças perdidas. E derrubarei sobre ti, com grande vingança e furiosa raiva, aqueles que tentam envenenar e destruir meus irmãos. E você saberá que o meu nome é Senhor quando eu derramar minha vingança sobre você."


  • A passagem bíblica que Jules recita em momentos do filme foi, em grande parte, reescrita por Samuel L. Jackson e Tarantino. A única parte similar ao texto da Bíblia é " E derrubarei sobre ti, com grande vingança e furiosa raiva, aqueles que tentam envenenar e destruir meus irmãos. E você saberá que o meu nome é Senhor quando eu derramar minha vingança sobre você."
  • As partes sobre o homem justo e o pastor não são da Bíblia. Tarantino faz uma linda referência ao filme "Karate Kiba" de 1976, estrelado pelo grande ator e artista marcial japonês Sonny Chiba.  Praticamente palavra por palavra, fazem parte da cena de abertura do filme. Tarantino é tão fã do ator que fez questão que ele interpretasse Hattori Hanzo em "Kill Bill vol. 1". Karate Kiba é um live action baseado em um mangá de Ikki Kajiwara.
  • Tarantino escreveu o papel de Jules especialmente para Samuel L. Jackson, entretanto, ele quase foi dado para Paul Calderon após uma grande audição do ator porto-riquenho. O primeiro teste de Jackson não tinha sido muito bom. Dizem que ele tinha apenas lido suas partes. Ao saber que poderia perder a vaga em Pulp Fiction - Tempo de Violência, o ator viajou até Los Angeles, fez o teste mais uma vez e garantiu o papel. Calderón ganhou um papel menor, como barman.
  • Nada se cria: a icônica cena da dança no Jack Rabbit Slims é um pastiche da cena de Gloria Morin e Mario Mezzabotta em 8½, filme clássico de Federico Fellini de 1963.

  • Apesar de serem marido e mulher, Mia Wallace (Uma Thurman) e Marsellus Wallace (Ving Rhames) não se falam durante todo o longa.
  • Uma Thurman, por sua vez, revelou recentemente que não sabia dançar antes de viver a personagem e que viveu momentos tensos durante as gravações de Pulp Fiction.
  • Para viver Vincent Vega, John Travolta conversou com um amigo de Tarantino que sofria com o vício em heroína. A fonte sugeriu que o ator, para sentir efeitos parecidos com os oferecidos pela droga, se embebedasse com tequila e se deitasse em uma piscina quente. Travolta adaptou a dica e fez sessões de hidromassagem no hotel, enquanto tomava algumas doses da bebida.
  • Vincent Vega e Mia Wallace aparecem carregando um troféu após a icônica cena da dança no Jack Rabbit Slims. Logo entendemos que eles venceram a competição de dança que ocorreu no local — equivocadamente. No final do longa, um áudio quase inaudível anuncia que o troféu, na verdade, foi roubado. Imagine por quem...
  • Tarantino aparece no filme como Jimmie Dimmick. Enquanto ele atuava, um amigo cuidou de dirigir as cenas: Robert Rodriguez, seu parceiro em Drink no Inferno e Sin City - A Cidade do Pecado.
  • Tarantino hesitou na hora de escolher em qual papel ele iria atuar: Jimmie ou Lance. Ele acabou escolhendo Jimmie porque ele queria estar atrás das câmeras na cena da overdose de Mia.
  • Uma ligação bastante inusitada do universo Tarantino: o veterano de guerra Koons (Christopher Walken) é um parente distante de Crazy Craig Koons, personagem mencionado em Django Livre em um pôster como "procurado".

  • O Chevelle Malibu dirigido por Vincent Vega (John Travolta) no filme pertencia a Quentin Tarantino. O veículo acabou roubado logo depois das filmagens e encontrado quase duas décadas depois, em Oakland, nos Estados Unidos.
  • O livro que Vincent Vega lê no banheiro é Modesty Blaise (sem tradução no Brasil), de Peter O'Donnell. Tarantino gosta tanto desta obra que chegou a comprar os seus direitos para adaptá-la para os cinemas — projeto que até hoje não foi para a frente.
  • Aliás, Modesty Blaise foi um dos principais livros da "pulp fiction", estilo literário marcado por impressões em papel barato, feitas a partir da polpa da madeira. O roteiro do filme foi abertamente inspirado em histórias que Tarantino lia na juventude.

  • Uma Thurman, por sua vez, revelou recentemente que não sabia dançar antes de viver a personagem e que viveu momentos tensos durante as gravações de Pulp Fiction.
  • Bruce Willis também não era a primeira opção na mente de Quentin Tarantino para viver Butch. O diretor convidou inicialmente Matt Dillon para o papel de pugilista. Como o ator demorou muito para dar uma resposta, a produção do filme achou melhor ir atrás de outro ator.
  • Vincent Vega foi um personagem escrito originalmente para Michael Madsen, o Mr. Blonde de Cães De Aluguel. O astro recusou o convite apenas duas semanas antes das gravações para estrelar Wyatt Earp, abrindo espaço para que John Travolta assumisse a personagem.


Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:





Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.