Por Trás dos Quadrinhos | OS CAMPEÕES (The Champions) - 1975


Neste post vamos mais uma vez resgatar do esquecimento um animado e bastante eclético grupo de super-heróis da Marvel Comics: "OS CAMPEÕES", originalmente formado por: Anjo, Hércules, Homem de Gelo, Motoqueiro Fantasma e Viúva Negra. A publicação teve apenas dezessete (17) números, apesar dos desenhos do futuro astro dos quadrinhos, John Byrne. Ainda assim, marcou o imaginário de muitos fãs de quadrinhos. Ficou curioso? Não perca mais tempo. Boa Leitura!
 

Título: Os Campeões
Título original: The Champions
Super-heróis: Anjo, Hércules, Homem de Gelo, Motoqueiro Fantasma e Viúva Negra.
Editora: Marvel Comics
Série concebida e escrita por: Tony Isabella
Lápis: Don Heck
Tinta: Mike Esposito
Letras: Dave Hunt
Cores: Petra G.
Editado por: Marv Wolfman

No Brasil a equipe foi apresentada na extinta revista Heróis da TV, da editora Abril, e teve apenas 07 edições publicadas, permanecendo por todos estes anos com boa parte do seu material inédito.

Leia também: Baú de Revistas | HERÓIS DA TV (1979)

 


Supostamente, o escritor Tony Isabella queria que "Os Campeões" fosse um trio de super-heróis: Anjo, Homem de Gelo e o super-herói Golias Negro (Bill Foster). Porém, a editora optou por dar ao Golias a sua própria revista, então foi retirado dos planos para a equipe. Daí, Len Wein, editor da época, insistiu que a equipe fosse composta por cinco (5) membros e assim Tony Isabella incluiu os demais heróis que conhecemos como a formação original: a espiã russa Viúva Negra (que seria escolhida como a líder), o semideus grego Hércules, o vingador sobrenatural Motoqueiro Fantasma (Johnny Blaze) e os "ex-xmen": Anjo e Homem de gelo. O Capitão Marvel (Mar-Vell), Luke Cage e o Filho de Satã (Daimon Hellstrom) também foram considerados antes da escolha recair sobre o Motoqueiro. Outra heroína russa, a Estrela Negra, após sua relutância em participar de um rapto da Viúva Negra, foi incluída como membro convidado na revista #10. O Golias Negro se tornou membro convidado na revista #11.

A revista "The Champions" não era regular e chegou a ter uma interrupção de três meses entre a revista #1 (outubro de 1975) e a #2 (janeiro de 1976). A revista teve apenas dezessete (17) números apesar dos desenhos do então pouco conhecido, John Byrne. 

O grupo apareceria ainda em Super Villain Team-Up #14, Ghost Rider (vol. 2) #17, Godzilla (vol.1) #3, Iron Man Annual #4, Avengers (vol. 1) #163 e Hulk Annual #7 (1978). A história da dissolução do grupo foi contada em flashback em duas revistas do Homem-Aranha (Peter Parker: The Spectacular Spider-Man, #17-18) . A aventura mostra o aracnídeo ao lado de Anjo e Homem de Gelo contra o vilão Rampage. O grupo se reuniu brevemente em 1998 no anual X-Force/Champions.

Na revista do Hulk (Incredible Hulk #106 (2007)) foi incluído um flashback que mostrou uma luta do gigante esmeralda contra os Campeões. Jennifer Walters (a futura Mulher-Hulk) quase morreu nessa batalha. Hulk a levou para o hospital. Percebendo o engano, os Campeões expressaram remorso, mas Hulk não se importou mais com eles.


Após os eventos da minissérie de 2006 "Guerra Civil", Tony Stark, Reed Richards e Hank Pym, como membros do grupo "A Iniciativa", redistribuíram os heróis pelo país quando então se cogitou de ser formado um novo supergrupo dos Campeões para proteger a Califórnia. A equipe acabou surgindo de fato mas agora é chamada The Order.


CURIOSIDADES:

  • A série dos Campeões foi republicada em um compilado de duas edições, no ano de 2006;
  • "OS CAMPEÕES" foram os primeiros personagens da Marvel a ter suas aventuras na Costa Oeste dos Estados Unidos, pois naquela época quase todas as aventuras da editora eram ambientadas na cidade de Nova Iorque;
  • Nos anos que se seguiram ao cancelamento da revista, o time foi citado como piada em várias revistas da Marvel dada a sua curta duração, com alusões ao momento da carreira "em baixa" dos super-heróis participantes. 
    • Na revista Uncanny X-Men #332 (1996), Homem de Gelo diz "você sabe como é difícil encontrar supervilões em Los Angeles?", 
    • Em Defenders #135 (setembro de 1984) o Anjo descreve o grupo como "um pesadelo — nós simplesmente não sabíamos o que fazer". 
    • Os Campeões também foram citados como um embaraço em New Avengers #4 (2005) quando, após ouvir o Capitão América dizer que tinha uma licença da S.H.I.E.L.D. para recriar Os Campeões, o Homem-Aranha brinca que não havia jeito de o convencer a se juntar a essa equipe. 
    • Em Marvel Team-Up (vol. 3) #12, Homem-Aranha refere-se a um novo grupo como uma super equipe como "Os Vingadores ou os Campeões" mas a Miss Marvel rapidamente replica: "nós não somos "Os Campeões".
  • Em 2016, o roteirista Mark Waid apresentou sua releitura dos Campeões. Contando com heróis adolescentes que enfrentavam problemas sociais e raciais. Os membros iniciais foram Miss Marvel (Kamala Khan), Totalmente Incrível Hulk (Amadeus Cho), Viv Visão e Nova (Sam Alexander), depois recebendo as adições de Homem-Aranha (Miles Morales), um Ciclope adolescente e Coração de Ferro (Riri Williams).




Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.