In memoriam: Tony Todd
Mais uma vez, venho escrever um post por uma triste razão, em memória a Tony Todd, prolífico ator que faleceu em 8 de novembro, com 69 anos, relativamente jovem ainda, de causas não divulgadas. Todd ficou conhecido por fazer papéis icônicos, como os de Candyman e William Bludworth, da franquia de terror Premonição.
Nascido em Washington, em 4 de dezembro de 1953, Todd enveredou para o caminho do teatro graças a bolsas de estudo, na Universidade de Connecticut e, também, em conservatórios clássicos, como o de Stanford. Não tardou a entrar no mundo de Hollywood, e seu primeiro filme foi logo Platoon de 1986, de Oliver Stone, como o soldado Warren.
Alguns anos depois, em 1990, Todd teria seu primeiro papel como protagonista, como Ben, na refilmagem de A Noite dos Mortos Vivos. E, também, iniciaria sua presença em filmes de terror. Todd também interpretaria o klingon Kurn, em Star Trek: A Nova Geração.
Em 1992, Todd estrelaria Candyman, baseado na obra de Clive Barker. Trata-se do espírito de um escravo que se envolveu com uma fidalga branca e depois tem sua mão amputada e é lambuzado de mel e devorado vivo por abelhas. Candyman torna-se uma lenda urbana e aparece toda vez que seu nome é repetido três vezes em frente a um espelho. Não gosto muito das sequências de Candyman nem do reboot, mas o primeiro filme, ainda acho muito bom.
Todd também teve outros papéis de destaque, como o capanga Grange, em O Corvo de 1994, com Brandon Lee. Ou como o Capitão Darrow, um dos comandados do personagem de Ed Harris em A Rocha de 1996, um dos poucos filmes bons de Michael Bay. Todd também voltou ao terror interpretando Johnny Valentine em O Mestre dos Desejos.
Em 2000, Todd interpretaria um de seus papéis mais icônicos, como o legista William Bludworth em Premonição, alguns até diriam que seu papel seria um alter ego da personificação da morte. Ele tornou a esse papel nos outros filmes da franquia. Em 2009, Todd emprestou sua voz para dublar o deception Fallen em Transformes: A Vingança dos Derrotados. Todd voltaria às séries de TV também, interpretando o diretor da CIA Graham em Chuck. Nos últimos anos, apesar de estar meio sumido das atuações, Todd trabalhou bastante com dublagem; dublou Darkseid nas animações da DC dos Novos 52 e, também, o almirante Tommy Brigs na série de jogos de Call of Duty.
Enfim, fica aqui essa minha homenagem a esse ator de extensa filmografia que interpretou alguns personagens icônicos, a despeito de ter feito poucos protagonistas. No entanto, é difícil alguém nunca ter visto pelo menos um filme em que ele atuou na vida. R.I.P.
Nenhum comentário