ANIMAÇÃO EM FOCO - "PINKY E O CÉREBRO" - SEMPRE TENTANDO "CONQUISTAR O MUNDO"!!
Em 1993, nascia uma animação completamente louca e, não se pode negar, super divertida: "OS ANIMANIACOS". Como não poderia deixar de ser, suas histórias acabaram nos apresentando personagens tão loucos quanto os protagonistas! Nossa matéria fala sobre uma dupla deles e com quem, com certeza, muitos de nós já se divertiu bastante. Estamos falando de "PINKY & CÉREBRO" e convidamos a todos a se lembrarem conosco...Vamos lá????
Conforme dissemos na introdução, em 1993 foi produzido pelos estúdios Amblin Entairtainment, que tinha como um dos sócios Stephen Spielberg, a animação "Animaniacos". O show foi criado para ser exibido no bloco FOX KIDS, do canal FOX. Foi um sucesso instantâneo que agradou não só as crianças, mas também os adultos. O sucesso garantiu sua continuidade, pois como é de conhecimento publico, a FOX costuma deixar seus programas a sua própria sorte...
Com o inesperado sucesso da produção, Stephen Spielberg pediu ao diretor e criador da animação Tom Ruegger, que criasse novos personagens que pudessem se tornar 'candidatos' a seus próprios shows...Foi ai que Ruegger teve a ideia para criar "Pinky e Cérebro", que inicialmente tinham um segmento dentro do show dos "Animaniacos". A dupla, também obteve aprovação do publico e quando os "Animaniacos" foram para o canal "THE WB" para fazer parte do bloco "Kids WB", ganharam um show "para chamar de seu"...
Os Animaniacos (Irmãos Warner) e Pink e Cérebro |
- "O que vamos fazer amanhã a noite, Cérebro?"
"Pink e Cérebro" são dois ratos de laboratório, que segundo a letra da musica de introdução (em inglês), foram alterados geneticamente. Pelo que a animação nos apresenta, os experimentos realizados nos dois tinham a ver com o aumento da inteligência, com a anatomia física e com o comportamento, visto que os dois se portam como humanos, andam como eles e falam.
Quando falamos de Pinky e conhecemos o personagem, fica difícil acreditar que ele foi 'aprimorado' intelectualmente. Na verdade, simplesmente ao olharmos a imagem acima, isto já fica claro. Ao contrário do que alguns pensam, o nome 'Pinky' não tem a ver com a cor rosa (pink - em inglês). O nome significa "Mindinho" e foi adotado por Pinky, quando Cérebro insultava os dois cientistas que trabalhavam com eles.
Cérebro dizia que os cientistas tinham "menos conhecimento em suas duas cabeças do que eu em meu...mindinho (pinky)". Pinky então o respondeu, dizendo: "Sim!?", acreditando que Cérebro falava com ele...e o nome ficou. Pinky tem a mente mais aberta, é mais gentil e mais feliz do que Cérebro. Seu dia dificilmente é arruinado por problemas, possivelmente porque ele nem os nota...
Ele esta sempre disposto a seguir Cérebro em seus planos mirabolantes, embora Cérebro geralmente o menospreze, repreenda e até abuse dele algumas vezes. Curiosamente, apesar de parecer menos 'capacitado mentalmente', Pinky com frequência aponta as falhas nos planos de Cérebro, que claro, ignora suas observações completamente...e falha!
Pinky tem um jargão e algumas expressões (geralmente sem sentido) que usa com frequência. As expressões são: "Narf!" (a mais famosa); "Zort"; "Poit" e "Troz" (esta ultima ele passou a usar, quando sem querer descobriu que é "zort" ao contrário...).
Já seu jargão é conhecido por todos os fãs e usado em todos os episódios. Ao final da história do dia, Pinky perguntava: "O que vamos fazer amanhã a noite, Cérebro?".
- "O mesmo que fazemos todas as noites, Pinky...Tentar conquistar o mundo!"
O Cérebro, demonstra claramente que os experimentos dizem respeito a aumento da inteligência, não só por ter uma cabeça maior do que a de Pink, para abrigar um cérebro maior que o normal, mas também por bolar um plano atrás do outro para dominar o mundo! São planos complexos que envolvem as vezes politica, referências culturais e invenções próprias!
Com a dublagem acabamos por perder algumas coisas, por exemplo: a voz original de Cérebro é uma imitação da voz de Orson Welles (ator e diretor, que assustou os EUA com uma falsa transmissão por rádio de uma invasão alienígena...). Em um dos episódios ele encontra-se pessoalmente com Welles, que esta trabalhando de ajudante de garçom. Quando se encontram, gritam: "As coisas serão diferentes quando eu dominar o mundo!".
Também perdemos ao traduzir o nome do rato inteligente, Em inglês seu nome é BRAIN, e o projeto de que faz parte nos Laboratórios ACME (nome tradicional das animações), em inglês é: Biological Recombinant Algorithmic Intelligence Nexus. Outra característica de Cérebro é que sua calda é angular e dobrada e ele a utiliza para arrombar as fechaduras e sair de sua gaiola a noite...
O Cérebro também possui jargões que utiliza em todos os episódios e que sai em resposta ao jargão de Pinky. Todo final de episódio ele responde a Pinky: "O mesmo que fazemos todas as noites, Pinky...Tentar conquistar o mundo!". Outro jargão frequentemente usado por Cérebro é: "Esta pensando o que estou pensando?". Neste momento é que Pinky aponta as falhas nos planos de Cérebro e ele o ignora completamente!
Inspiração para os personagens...
Bem, se você alguma vez se perguntou o que serviu de inspiração na criação dos personagens Pinky e Cérebro, saiba que foram...pessoas reais!! Tom Ruegger o criador dos dois, havia trabalhado anteriormente com dois diretores quando fazia o show "Tiny Toon Adventures". Os nomes dos diretores eram: Tom Minton e Eddie Fitzgerald...
Segundo Ruegger, Minto parecia estar sempre pensando em dominar o mundo...Enquanto Fitzgerald, concordava comicamente com ele e vivia injetando palavras sem sentido, como: "Narf" e "Egad", pelo escritório. Abaixo temos a aparência real dos dois e uma de suas caricaturas (usadas em um especial animado):
Durante o desenvolvimento de "Animaniacs", Bruce Timm (Batman) desenhou caricaturas dos dois diretores e Ruegger adicionou orelhas e narizes de rato ao desenho, definindo o conceito da aparência dos personagens..
A voz de Orson Welles veio por causa do dublador Maurice LeMarche, grande fã do ator. Ele foi convidado para um teste de dublagem para a animação e quando viu Cérebro, achou-o parecido com Welles e usou a voz (ele tinha dublado Orson Welles para o filme "Ed Wood"), foi contratado na hora...
Anexamos episódios das animações para você conhecer ou relembrar...Vamos lá?
Estreia da dupla:
Talvez também queira ler:
Nenhum comentário