Sessão da Tarde | ROBERTO CARLOS E O DIAMANTE COR-DE-ROSA (1970)

 

Em mais uma edição de nossa coluna SESSÃO DA TARDE vamos revisitar "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa"! Este icônico filme de 1970, estrelado pelo "Rei Roberto Carlos" que incontáveis vezes alegrou as tardes de toda uma geração de fãs. Então, se você é fã da Jovem Guarda ou simplesmente curte um bom filme de aventura da década de 70, prepare-se para embarcar em uma viagem nostálgica que passa por paisagens exóticas e momentos inesquecíveis. Este filme não é apenas um bom filme do cinema brasileiro, mas também uma celebração da era de ouro da Jovem Guarda. Vamos juntos explorar as curiosidades e marcos que fazem deste filme um clássico atemporal!

SINOPSE: Os cantores Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléia estão no Japão. Em uma loja de antiguidades, Wanderléia compra uma estatueta antiga, que vai revelar uma surpresa. Depois de uma certa confusão envolvendo um perseguidor chamado Pierre e um gênio samurai, eles encontram um mapa do tesouro dentro da estatueta. Ao tentarem decifrar o mapa, eles acreditam que o lugar onde o tesouro está escondido é no Rio de Janeiro, para onde partem imediatamente, com Pierre em seus calcanhares. Uma aventura através do mundo, ao som das canções do trio líder da Jovem Guarda: Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa.


Título: ROBERTO CARLOS E O DIAMANTE COR-DE-ROSA
País: Brasil
Ano: 1970
Gênero: Aventura musical
Duração: 94 min.
Direção: Roberto Farias
Roteiro: Roberto Farias e Berilo Faccio
Elenco Principal:
. Roberto Carlos - Interpretado por Roberto Carlos
. Wanderléa - Interpretada por Wanderléa
. Erasmo Carlos - Interpretado por Erasmo Carlos
. Pierre - Interpretado por José Lewgoy
. Eugênio - Interpretado por Paulo Porto
. Teruo Nakatani - Interpretado por Teruo Nakatani
. Marly de Fátima - Interpretada por Marly de Fátima
. Glauce Rocha - Interpretada por Glauce Rocha
. André José Adler - Interpretado por André José Adler
. Fernando Amaral - Interpretado por Fernando Amaral
Fotografia: Geraldo José 
Montagem de Som: Fernando Amaral
Fotógrafo de Cena: Edson Batista
Assistente de Direção: José Medeiros
Diretor de Fotografia: Roberto Farias
Montador: Berilo Faccio
Assistente de Produção: Roberto Farias
Cameraman: Edson Batista
Assistente de Câmera: Rafael Justo Valverde
Produtor executivo: Ivan De Souza
Empresa de Produção: Produções Cinematográficas R.F. Farias Ltda.


OPINIÃO:

Revisitar o filme "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa" é como abrir uma capsula do tempo da cultura pop brasileira dos anos 70. Este filme mescla aventura, música e comédia de forma coerente e envolvente. 
O trio principal, composto pelos cabeças da Jovem Guarda: Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, traz um carisma inigualável, transportando os espectadores para um mundo repleto de emoção e ritmo. A química entre os protagonistas é natural, e suas performances (ainda que amadoras) convincentes tornam a experiência ainda mais divertida.


A trama bem "aventuresca", que envolve uma busca por um diamante raro e misterioso, leva o público a viajar através de paisagens exóticas e locais icônicos, como Israel e Japão. Cada cena é preenchida com um toque de mistério e aventura, mantendo os espectadores intrigados do início ao fim. Mérito inegável do talentoso Roberto Farias, a frente da direção, roteiro e produção do longa.
Obviamente, a trilha sonora, composta por músicas memoráveis de Roberto Carlos e Erasmo Carlos, é um dos pontos altos do filme. As canções complementam perfeitamente a narrativa, adicionando uma camada emocional e nostálgica que com certeza ressoa muito bem com os fãs até hoje.
Além disso, "Roberto Carlos e o Diamante Cor-de-Rosa" é uma espécie de fotografia animada que captura a essência da Jovem Guarda e a efervescência cultural da época. É um lembrete do poder da música e do cinema em unir pessoas e criar momentos inesquecíveis.
Revisitar este clássico é celebrar uma parte importante da história do cinema brasileiro, apreciando a magia que Roberto Carlos e sua equipe trouxeram para a tela. Se você ainda não assistiu, esta é a oportunidade perfeita para embarcar nessa aventura e se deixar encantar por um verdadeiro clássico!
Nota: 7,5/10



CURIOSIDADES:
  • O longa foi rodado em três países: Israel, Japão e Brasil;
  • Roberto Carlos e o diamante cor de rosa fez mais de 2,5 milhões de espectadores e foi o filme mais visto no Brasil no ano de 1970;
  • Roberto Farias (Diretor/roteirista/Produtor) chegou a declarar que uma das inspirações para a história veio depois de observar o Pão de Açúcar por volta das onze e meia da manhã, quando o sol projeta uma sombra e faz o desenho de uma ave, ele achou isso impressionante e assim deu inicio ao esboço do roteiro;
  • A música 'O Diamante Cor de Rosa' de Roberto Carlos é uma reflexão poética sobre a natureza do amor e a busca incessante por ele;
  • No LP com a Trilha Sonora do filme, temos Roberto Carlos tocando gaita em uma das faixas, adicionando um toque pessoal à trilha sonora;
  • Tanto o Filme, quanto o álbum contribuíram para a popularidade do movimento Jovem Guarda e consolidou a imagem de Roberto Carlos como um ídolo da juventude.


Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Leias Também: 


Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.