Papo de Cinema | UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES (An American Werewolf in London) - 1981


Prepare-se para mergulhar em uma obra-prima do terror dos anos 80! Dirigido por John Landis, Um Lobisomem Americano em Londres combina perfeitamente horror e humor, criando uma experiência cinematográfica única e inesquecível. Este filme icônico não apenas redefiniu o gênero de lobisomens, mas também deixou uma marca indelével na cultura pop com seus efeitos especiais inovadores e uma trilha sonora memorável. Vamos explorar o que torna este clássico um favorito eterno entre os fãs de terror e por que ainda é relevante mais de quatro décadas após seu lançamento. Fique conosco e divirta-se!


SINOPSE: David Kessler (David Naughton) e Jack Goodman (Griffin Dunne) são colegas de colégio, que vieram dos Estados Unidos para conhecer a Inglaterra. Pedindo carona nas estradas, eles chegam a uma pequena cidade. Lá vão ao bar, sendo friamente recepcionados pelos moradores locais. A situação piora ainda mais quando Jack pergunta o porquê do local ter velas e um pentagrama na parede. Ao deixar o local, eles caminham por uma estrada deserta e enevoada. Logo percebem que um animal selvagem os está cercando. Jack é então atacado por um enorme "lobo", tendo seu corpo dilacerado. David foge, mas é também atacado. Ele fica apenas com cortes no rosto e nos ombros, o suficiente para que se transforme em um lobisomem. David precisa encontrar uma maneira de controlar sua condição, enquanto é atormentado pelo fantasma de seu amigo Jack, perseguido por um inspetor de polícia (John Woodvine) e um homem que afirma ser o pai de um lobisomem (Frank Oz).



Título: UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES
Título Original: An American Werewolf in London
Ano: 1981
País: EUA/Reino Unido
Gênero: "Terrir" - Terror/Comédia (humor negro), aventura sobrenatural
Direção: John Landis
Roteiro: John Landis e David Whorf
Duração: 97 minutos
Classificação: R (Restricted - 18 anos)
Elenco Principal:
- David Naughton como David Kessler
- Jenny Agutter como Enfermeira Alex Price
- Griffin Dunne como Jack Goodman
- John Woodvine como Dr. J.S. Hirsch
- Lila Kaye como Barmaid
- David Schofield como Dart Player
- Brian Glover Chess como Player
- Anne-Marie Davies como Enfermeira Susan Gallagher
- Frank Oz como Senhor Collins
- Don McKillop como Inspetor Villiers
- Paul Kember como Sargento 4. Produtor: George Folsey Jr.
Cinematografia: Robert Paynter
Edição: Malcolm Campbell
Música: Elmer Bernstein
Efeitos especiais: Rick Baker
Companhia produtora: Universal Pictures, PolyGram Pictures
Orçamento:   US$ 10 milhões
Arrecadação: US$ 62 milhões


PRÊMIOS & INDICAÇÕES:
  • Oscar 1982: Melhor Maquiagem (Rick Baker)
  • Saturn Awards 1982: Melhor Filme de Terror, Melhor Maquiagem (Rick Baker)
  • BAFTA 1982: Melhor Maquiagem (Rick Baker), Melhor Som


OPINIÃO:

Dia desses revi esse clássico do "terrir" dos anos 80 e fiquei impressionado! Um Lobisomem Americano em Londres envelheceu muito bem e ainda consegue equilibrar perfeitamente o terror genuíno com momentos cômicos, criando uma experiência única e inesquecível. Os efeitos práticos, sem efeitos de CGI, especialmente a icônica  transformação no lobisomem, ainda são incríveis e muito assustadores até hoje. E, ainda temos a atmosfera sombria das paisagens londrinas e a trilha sonora impecável que só intensifica a tensão e o suspense no ar. David Naughton e Griffin Dunne entregam performances marcantes que nos fazem rir e tremer na mesma medida. Então, se você é fã de filmes de terror ou está à procura de um clássico que desafia o gênero, Um Lobisomem Americano em Londres é imperdível. Prepare-se para uma combinação perfeita de sustos e risadas! Nota: 8.0/10



CURISOIDADES:
  • Conhecido por comédias como "The Blues Brothers" e "Clube dos Cafajestes",  John Landis dirigiu este clássico de terror, mostrando sua versatilidade como cineasta.
  • John Landis escreveu o roteiro em 1969, mas passou mais de uma década tentando encontrar financiamento, já que muitos estúdios achavam que era "assustador demais para ser uma comédia" e "engraçado demais para ser um terror".
  • Algumas cenas foram cortadas para reduzir a classificação indicativa do filme, incluindo uma sequência mais longa de pesadelos de David.
  • A cena de transformação de lobisomem, criada por Rick Baker, é considerada uma das melhores já feitas. Rick Baker ganhou o primeiro Oscar de Maquiagem em 1982, categoria que foi criada devido ao impacto desse filme.
  • A maior parte das cenas de rua foram filmadas em Londres, com Landis obtendo permissão especial para filmar em locais famosos, incluindo Piccadilly Circus.
  • O ator David Naughton, que interpreta David Kessler, era conhecido por um comercial de refrigerante antes de estrelar o filme. Ele também teve uma breve carreira musical.
  • Diversos atores conhecidos fizeram pequenas participações, como Frank Oz (voz do Yoda em "Star Wars") interpretando o Sr. Collins.
  • Devido ao seu conteúdo, o filme foi censurado ou banido em alguns países, enquanto em outros recebeu cortes significativos.
  • "Um Lobisomem Americano em Londres" é considerado um marco no gênero de terror e influenciou muitos filmes de lobisomens e maquiagem de efeitos práticos nos anos seguintes.
  • Em 1997, uma continuação intitulada "Um Lobisomem Americano em Paris" foi lançada, mas não recebeu o mesmo sucesso e aclamação do original.



Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:






Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.