Falando em Série | CHICO ANYSIO SHOW (1982)


Neste FALANDO EM SÉRIE vamos nos debruçar mais uma vez sobre um dos excelentes shows humorísticos da TV brasileira. O programa da vez, CHICO ANYSIO SHOW como já entrega o nome, era uma atração estrelada pelo talentoso e criativo gênio da comédia: Chico Anysio. E, hoje nós vamos relembrar um pouco desse humor e conhecer algumas curiosidades da tração e de seu criador. Fique conosco e aproveite o show!

Caso você seja muito jovem, saiba que Chico Anysio foi um dos maiores humoristas, atores e comediantes, notório por seus inúmeros quadros humorísticos na televisão brasileira.

Durante sua carreira, criou mais de 200 personagens, ao longo de 65 anos de carreira, é considerado um dos maiores humoristas brasileiros e mundiais.

Na Rede Globo, o CHICO ANYSIO SHOW  foi produzido e exibido entre 1982 e 1990, indo ao ar sempre nas noites de quinta-feira, às 21h20, logo após a novela das oito. A atração foi um marco na carreira de Chico Anysio e continua a ser lembrado com carinho por muitos fãs de humor brasileiro, até hoje.  O título Chico Anysio Show, produzido primeiramente pela TV Rio, na década de 60, foi retomado após o fim do clássico Chico City, em 1980, depois de quase dez anos, e do mensal Chico Total, levado ao ar na temporada de 1981. 


No programa Chico Anysio, como de costume, interpretava uma grande variedade de personagens distintos em cada quadro, como: Flora Romã, Dona Ilária de Gouveia, Salomé, Justo Veríssimo, Coalhada e Pantaleão, entre tantos outros. O show tinha várias aberturas e era dividido em blocos temáticos, com esquetes curtas intercaladas para anunciar os intervalos comerciais.

Ao longo dos anos o programa teve várias mudanças de direção. Eduardo Sidney e Zelito Vianna foram os primeiros diretores, seguidos por Jardel Mello e Cassiano Filho em 1983. Em 1986, Gonzaga Blota assumiu a direção, com supervisão geral de Nilton Travesso.

"Chico Anysio Show" é um verdadeiro tesouro da televisão brasileira. Com seu humor ácido e irreverente, Chico Anysio conquistou o coração do público, oferecendo uma experiência única de entretenimento.

A criatividade e versatilidade de Chico Anysio brilham em cada esquete, satirizando questões sociais e políticas com inteligência e sagacidade. O elenco talentoso, incluindo Dedé Santana e Bárbara Fazio, complementa perfeitamente o gênio criativo de Chico.

A direção impecável, roteiros inteligentes e produção de alta qualidade tornam o programa um clássico inesquecível. O "Chico Anysio Show" não apenas divertia, mas também provocava reflexão sobre a realidade brasileira.

Trinta anos após seu lançamento, o programa continua a inspirar novas gerações de comediantes e a fazer rir milhões de brasileiros. Um verdadeiro ícone cultural que merece ser lembrado e celebrado.

CURIOSIDADES:

  • O programa foi exibido às quintas-feiras, às 21h20, pela Rede Globo entre 4 de março de 1982 e 2 de agosto de 1990. 
  • CHICO ANYSIO SHOW inicialmente, utilizava um chromakey, mas a partir de 1983, os quadros passaram a ter seus próprios cenários.
  • Chico Anysio era admirado por sua incrível habilidade de mudar de voz, maquiagem e trejeitos para cada personagem.
  • O programa teve várias mudanças de direção ao longo dos anos. Eduardo Sidney e Zelito Vianna foram os primeiros diretores, seguidos por Jardel Mello e Cassiano Filho em 1983. Em 1986, Gonzaga Blota assumiu a direção, com supervisão geral de Nilton Travesso.
  • O "Chico Anysio Show" recebeu o prêmio de Melhor Programa de Humor no Festival de Vídeo de Nova York em 1991.
  • Em 1986, o programa passou a mudar de ambiente e tema semanalmente, com gravações em hotéis, hospitais, delegacias e lojas de departamentos.
  • O programa tinha várias aberturas e era dividido em blocos temáticos, com esquetes curtos intercalados para anunciar os intervalos comerciais.
  • O "Chico Anysio Show" foi um marco na carreira de Chico Anysio e continua a ser lembrado com carinho pelos fãs de humor brasileiro. 
  • Chico Anysio morreu em 23 de março de 2012, aos oitenta anos, no Hospital Samaritano do Rio de Janeiro, por falência múltipla de órgãos.

Espero que tenhamos conseguido, ainda que de forma modesta, trazer a memória dos mais antigos um pouco da emoção dos velhos tempos e aos mais novos uma boa amostra do que tínhamos no passado.

Gostou de nossa postagem? 

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

TALVEZ SE INTERESSE EM LER TAMBÉM: 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.