Falando em Série | MÁRIO FOFOCA (1983)

Neste FALANDO EM SÉRIE vamos mais uma vez a década de 80, resgatar uma divertida série humorística, produzida pela Globo e estrelada por Luis Gustavo: MARIO FOFOCA. Um detetive confuso e desastrado, que solucionava seus casos aos trancos e barrancos e vestia sempre o mesmos ternos quadriculados e gravata colorida. Um personagem originalmente criado por Cassiano Gabus Mendes para a telenovela Elas por Elas (1982) que fez tanto sucesso que virou longa metragem, série de TV, fez ponta em outros programas e recentemente, voltou as telinhas no remake da novela, sendo desta vez encarnado pelo ator: Lázaro Ramos. Enfim, uma divertida memória do passado que merece uma visita de todo nostalgista curioso. Fique conosco e boa viagem!


Personagem: MÁRIO FOFOCA
Nome "verdadeiro": Mário Cury
Ocupação: Detetive Particular
Criado por: Cassiano Gabus Mendes
Primeira Aparição: Novela "Elas por Elas" (Rede Globo) - 1982
Interpretado por: Luis Gustavo e Lázaro Ramos (reboot - 2023)
Família
- Pai: Evilásio Cury
- Mãe: Raquel Cury
- Irmã: Wanda Maria Cury (1982) / Taís Cury (2023)
Aliados
- Renê de Sousa (1982) / Edu (2023)
- Márcia Furtado Lopes Pereira (1982) / Lara Furtado Lopes Pompeu (2023)
- Jacqueline Maldonado (2010)


MÁRIO FOFOCA em "Elas por Elas"

No início da trama da novela "Elas por Elas", Mário é contratado pela personagem Márcia, interpretada por Eva Wilma, para investigar quem teria sido a amante de seu marido, Átila, antes dele falecer. Márcia, entretanto, acaba se vendo atraída pelo detetive e tenta seduzi-lo.

Mário tem no advogado René, interpretado por Reginaldo Faria, um amigo e ajudante. No decorrer da trama, ambos se veem envolvidos num "quadrado amoroso" envolvendo os dois, Márcia e a personagem Cláudia, interpretada por Christiane Torloni. Cláudia é apaixonada por René, mas este se envolve com Yeda, filha de Márcia e herdeira de uma grande fortuna, na qual está interessado. Mário, apaixonado por Cláudia, não percebe as investidas de Márcia e se vê sendo usado pela primeira para provocar ciúmes em René.

Após lhe ser revelada a identidade da amante de Átila — Wanda, irmã de Mário, interpretada por Sandra Bréa — Mário fica arrasado por ter sido incapaz de desvendar o mistério para o qual havia sido contratado para resolver. Wanda revela toda a verdade a Márcia, que, vendo que Mário seria "puro demais" para uma mulher como ela, desiste de se envolver com ele.

Mário Fofoca, inicialmente participaria apenas dos primeiros capítulos, mas fez tanto sucesso de público e crítica que ficou até o final da trama.

Em depoimento ao programa Grandes Atores, do canal Viva, gravado em 2014, Luis Gustavo revelou que, a princípio, ficou indeciso ao receber o convite do autor, porque o personagem ia participar apenas de quatro capítulos. "Voltei atrás, fiquei com ele na cabeça, mas pedi ao Cassiano para me deixar mais tempo na produção, uns 20 capítulos, pelo menos. Aí fiz, e não deu outra: no terceiro capítulo, só dava Mário Fofoca. Peguei na veia. Recebia os textos e já tinha tudo na cabeça. Foi um sucesso total até o final".

MÁRIO FOFOCA no Cinema:

Em 10 de março de 1983, três dias antes da estreia da série na Globo, foi lançado no cinema o filme As Aventuras de Mário Fofoca. 

No longa, Mário Fofoca embarca numa missão para ajudar o namorado da irmã a descobrir quem roubou os planos de um desenho revolucionário que estava prestes a ser fabricado pela empresa onde trabalha. Fofoca se envolve em uma investigação de espionagem industrial e enfrenta constantes obstáculos causados pelo seu sogro, que tenta prejudicá-lo, mas sempre encontra algum impedimento no caminho.

Comédia dirigida por Adriano Stuart, roteirizado por Cassiano Gabus Mendes e um elenco que trazia diversos nomes consagrados pela telinha em papéis coadjuvantes (Sandra Bréa, Julia Lemmertz, Maria Luiza Castelli, John Herbert, Suzana Vieira, Antônio Fagundes). Comédia livre, despretensiosa e destinada a todos os públicos.

MÁRIO FOFOCA a Série:

A série do divertido e atrapalhado detetive estreou no dia 13 de março de 1983 (domingo), às 17h (Globo).

A série teve seu início com um episódio escrito por Cassiano Gabus Mendes, intitulado: "Vista Chinesa", no qual Mário, ainda interpretado por Luís Gustavo, deixa para trás o cenário de São Paulo, que marcou sua participação em Elas por Elas, e parte rumo ao Rio de Janeiro, onde se torna o protagonista de novas histórias.

A principal ênfase do seriado estava nas confusões e trapalhadas protagonizadas pelo detetive.


Clique AQUI para assistir ao 1º Episódio: "Vista Chinesa"

SINOPSE: Neste primeiro episódio, como mencionado acima, Mário Fofoca deixa São Paulo e vai morar no Rio de Janeiro com a mãe Raquel (Ana Ariel), uma senhora mal-humorada, que não aprova a profissão do filho, e o pai Evilásio (Felipe Carone), que, ao contrário da esposa, é seu maior fã e incentivador. No Rio, o detetive reencontra seu velho amigo Donato Freitas (Osmar Prado), um corretor de imóveis que possui um escritório ao lado do seu e acaba servindo como parceiro nas investigações. Recém-instalado, Mário Fofoca consegue seu primeiro caso: é contratado pelo empresário Mesquita (José Augusto Branco) para fazer um relato diário das atividades de sua esposa Lisandra (Maria Cláudia), que ele suspeita ser infiel. 


CURIOSIDADES:

  • Para alcançar um nível de humor mais envolvente, a produção optou por incluir nos episódios momentos espontâneos das gravações, como por exemplo, quando Luís Gustavo puxa a persiana de seu escritório, e esta acaba caindo sobre ele. Apesar das gargalhadas de toda a equipe nos bastidores, essa cena acabou sendo mantida e exibida, adicionando um toque de autenticidade ao programa.
  • Em 2010, o atrapalhado detetive voltou à televisão: Mário reapareceu na segunda versão da novela Ti Ti Ti (2010), desta vez escrita por Maria Adelaide Amaral. O personagem foi mais uma vez interpretado por Luis Gustavo, em uma homenagem da autora a Cassiano Gabus Mendes, criador da versão original da novela e responsável por trazê-la para trabalhar na TV.
  • Mário Fofoca também deu as caras em 1996, no humorístico Sai de Baixo. No episódio "Uma Morta Muito Viva", o detetive tenta investigar a suposta morte de Cassandra (Aracy Balabanian), um golpe para enganar o seguro. Ao fim do episódio, descobre-se que o irmão da falecida, Vavá (interpretado pelo mesmo Luis Gustavo), se fingira de Mário Fofoca para assustar o genro desta, Caco, que planejara a fraude.
  • Em 15 de agosto de 2017, ao ser homenageado pelo Vídeo Show no quadro "Meu vídeo é um show", Luis Gustavo se emocionou ao relembrar seus grandes sucessos na TV, entre eles o personagem Mário Fofoca.
  • Em 2023, Lázaro Ramos interpretou Mário Fofoca na nova versão da telenovela Elas por Elas, adaptada por Thereza Falcão e Alessandro Marson.
  • O ator Luís Gustavo estava em tratamento contra um câncer no intestino desde 2018, motivo pelo qual havia se afastado do meio artístico. Ele veio a óbito em 19 de setembro de 2021, em Itatiba, aos 87 anos, vitimado pela doença.


Espero que tenhamos conseguido, ainda que de forma modesta, trazer a memória dos mais antigos um pouco da emoção dos velhos tempos e aos mais novos uma boa amostra do que tínhamos no passado.

Gostou de nossa postagem? 

Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

TALVEZ SE INTERESSE EM LER TAMBÉM: 


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.