PAPO DE CINEMA - NÃO ACREDITO! HÁ 20 ANOS QUE DANIEL CRAIG SE TORNOU: "BOND. JAMES BOND"!!
Desde que assisti a "COM 007 SÓ SE VIVE DUAS VEZES" no cinema, na década de 70, me tornei um fã do personagem assistindo a todos os seus filmes (inclusive os 'não canônicos') e lendo todos os seus livros. E é com espanto que me dei conta de que faz 20 anos que Daniel Craig assumiu o papel e ressuscitou a cinessérie. Com certeza precisamos falar sobre isto! Vamos lá??
A franquia 007 sofreu sua primeira espécie de reboot em 1973. Isto ocorreu quando Roger Moore finalmente pôde aceitar fazer o papel (ele havia sido impedido por ter contrato com séries duas vezes: quando fazia "O SANTO" e quando fazia "THE PERSUADERS"). Só que para aceitar ele fez uma exigência: que o personagem perdesse seu tom sério e se acrescentasse humor.
Logo em seu primeiro filme, "VIVA E DEIXE MORRER", já se nota uma mudança de tom, especialmente quando o vilão Mister Big é morto como se fosse um balão que se põe excesso de ar. Embora não fosse um reboot oficial, trouxe profundas mudanças ao personagem. A coisa culminou com "OCTOPUSSY", onde Bond de terno se balança de cipó entre árvores dando o grito de Tarzan...(quase abandonei a franquia neste filme!)
Em 1987, entra em cena Timothy Dalton como James Bond e ocorre uma nova mudança no personagem, já que a visão de Dalton sobre Bond era a de uma pessoa mais sombria e fria (que se encaixava na visão original do criador Ian Fleming). Dalton acaba protagonizando o filme considerado o mais violento de Bond (Felix Leiter é atacado por um tubarão) . O que também é uma mudança em relação a Moore...
Problemas legais acabaram por atrasar a próxima aventura de Bond em 6 anos! Dalton estava escalado para fazer "Goldeneye", mas seu contrato venceu antes de se iniciar as filmagens e em seu lugar entra Pierce Brosnan, que novamente escolhe um tom mais humorístico para seu Bond.
Mas, embora Brosnan não faça feio como Bond, o personagem foi ficando cada vez mais caricato, sem credibilidade, dando inclusive margem para a nova cinessérie MISSÃO IMPOSSÍVEL ir tomando o lugar que era de 007... A fase de Brosnan culmina com o filme onde um coreano é transformado em um inglês cirúrgicamente!!
Brosnan 'pede as contas', sob a alegação de não querer ficar marcado pelo papel, e a procura por um novo Bond leva quatro anos. Em 2006 o agente volta às telas gloriosamente! E ainda por cima, adaptando um livro até então inédito na cinessérie (houve duas adaptações deste livro não canônicas. Uma para uma tentativa de série de TV com o agente Jimmy Bond...E outra uma bobagem sem 'pé nem cabeça', em tom de comédia para os cinemas em 1967).
Quando o nome do novo intérprete foi anunciado, inicialmente houve uma série de críticas à escolha. Muitos disseram que o ator escolhido, DANIEL CRAIG, seria um desastre para a franquia de cinema! Mas tudo mudou quando estreou nos cinemas "CASSINO ROYALE"...
Os críticos (profissionais e público) se calaram diante do verdadeiro reboot da franquia. O filme retratava um agente ainda inexperiente, mostrando os dois assassinatos que teve de realizar para ganhar sua licença '00', licença para matar. O público assistiu estarrecido. As lutas eram brutais e sem finesse.
A coisa melhora no final. Bond trabalhou com uma outra agente chamada Vesper Lynd. Se apaixona por ela e é traido. Ao descobrir, ele vai atrás dela e a encontra com os homens do vilão. Ele os mata, mas não consegue resgatar Vesper de um elevador que afundava nas águas. Tudo o que pode fazer é ficar olhando a mulher morrer e levar consigo os últimos vestígios de humanidade do agente.
Quando "M" o contata e explica que Vesper estava sendo coagida pelo vilão Le Chifre para traí-lo e pergunta se ele precisava de folga. Ele responde:
Por que eu precisaria de tempo? Trabalho feito. A vadia está morta.
Esta simples fala traduz exatamente o que Fleming queria mostrar ao criar seu personagem. Apesar da aparência charmosa e elegante, Bond era um assassino frio e calculista. Isto acabou se perdendo no cinema com as interpretações 'campy' de Roger Moore e Pierce Brosnan. E agora, com Craig, voltava claramente...
A era Craig trouxe o personagem de volta a suas origens. Trouxe um novo impeto aos fãs antigos e entusiasmo aos novos fãs. E tudo isto há 20 anos...
TALVEZ TAMBÉM QUEIRA LER:







Nenhum comentário