AGENTES SECRETOS - NAPOLEON SOLO - O AGENTE DA U.N.C.L.E.
Depois que "007 Contra o Satânico Dr. NO", foi lançado nos cinemas em 1962, a tela de TV foi inundada de séries de espionagem. Talvez não saiba, mas algumas delas tiveram a colaboração de ninguém menos do que Ian Fleming. Nossa matéria aborda uma delas: "O AGENTE DA U.N.C.L.E.". Curiosamente a série teve problemas com os produtores de...James Bond!! Saiba disto e muito mais, lendo nossa postagem...Vamos lá???
Antes de James Bond estrear no cinema, aparentemente Ian Fleming tinha muito interesse em transportá-lo para a TV, assim o escritor colaborou na elaboração de alguns personagens candidatos a prospectivos Bonds. Um exemplo é a série "Danger Man" e também "O Homem da U.N.C.L.E.". Sobre "Danger Man", vocês poderão saber mais no link abaixo, a segunda é o assunto de nossa matéria...
"Man From U.N.C.L.E." foi uma criação de Sam Rolfe ('Paladino do Oeste') e Norman Felton ('Doutor Kildare'). Inicialmente Norman contatou Ian Fleming e solicitou sua colaboração na criação. Segundo o livro "Os Filmes de James Bond" (em inglês), Fleming propôs dois personagens: Napoleon Solo e April Dancer (que foi aproveitada no spinoff "A Garota da U.N.C.L.E.").
O nome original do seriado seria: "SOLO de Ian Fleming"...e ai começaram os problemas! Foi preparado um piloto de 70 minutos (em cores), isto foi em dezembro de 1963. Porém em fevereiro de 1964, os produtores receberam a carta de um escritório de advocacia que representava Harry Saltzman e Albert Broccoli, que todo fã sabe, são os produtores de James Bond nos cinemas...
Os advogados faziam várias exigências: retirar o nome de Ian Fleming de qualquer conexão com a série e retirar os nomes "Napoleon Solo", "Solo" e "Senhor Solo", da produção...Por que? Na época as filmagens de "Goldfinger" (terceiro filme da franquia 007) estavam em andamento e no filme havia um personagem secundário chamado 'Solo' que era morto por Goldfinger e eles teriam 'direitos de uso' do nome cedidos por Fleming...
Nem mesmo Fleming assinando uma declaração de que a serie não transgredia nenhum dos direitos da franquia James Bond ou de seus personagens, adiantou. Assim um acordo foi feito e o nome Napoleon Solo pode ficar, mas adeus a Fleming e ao titulo da série...O piloto foi reeditado e alterado para inclusão de um novo ator (um dos personagens mudou), foi reduzido para 50 minutos e convertido para preto e branco.
O piloto e a série receberam novos títulos: a série "Man From U.N.C.L.E." e o episódio "O Caso Vulcan"...Curiosamente, a série foi lançada na Inglaterra apenas poucos dias depois da estreia do filme "007 Contra Goldfinger"...Já o piloto que não pode ser exibido, recebeu imagens extras, foi reeditado e foi lançado nos cinemas americanos com o título: "Como Agarrar um Espião", tornando-se o primeiro de OITO filmes de episódios reeditados da série e lançados nos cinemas (faremos uma postagem sobre os filmes derivados...).
A SÉRIE...
A série originalmente giraria em torno do Agente Napoleon Solo (Robert Vaughn), que trabalha para a agencia multinacional U.N.C.L.E. - United Network Command for Law and Enforcement (não funcionaria no Brasil, porque a tradução seria: Rede de Comando Unida para a Lei e sua Aplicação...a não ser que se adapte para C.R.U.L.A. - Comando de Rede Unido para a Lei e sua Aplicação...).
Napoleon trabalharia com um agente russo chamado Illya Kuriakin (David McCallum). No piloto original Kuriakin aparecia bem pouco, havia planos que no final da primeira temporada ele se revelasse um agente inimigo (afinal o cara era russo!!). O problema é que o publico se apegou ao personagem e este plano foi 'para o ralo' e os dois passaram a formar uma equipe.
O grande inimigo era a TRUSH, isto mesmo...sem pontos! Indicando (talvez) que não era uma abreviatura. A tradução é 'tordo', como a família desta espécie é muito variada e engloba entre outros a sabiá, alguns sites traduzem o nome da organização como 'sabiá'. Naquele piloto que foi 'bloqueado', a organização chamava-se WASP (Vespa). Curiosamente a série NUNCA divulgou quem ou o que era a TRUSH, nem mesmo se era uma sigla...A única coisa que ficou bem clara, é que a organização queria...dominar o mundo!!
Uma das características da série era o 'personagem inocente'. Este personagem representava pessoas comuns que acabavam envolvidas em questões que decidiriam 'a liberdade do mundo'. Eram cabelereiros, garçons, donas de casa e outras pessoas do cotidiano que eram envolvidos na trama. A ideia era que o publico pudesse se identificar com eles e claro...manter a audiência.
A série teve quatro temporadas entre 1964 e 1968. Foram 105 episódios. Como já dissemos, foram levados aos cinemas por 8 vezes. Também foi feito um longa para a TV com o reencontro dos personagens 48 anos depois (2012); invadiram os quadrinhos e acabaram também em romances escritos...No Brasil a série começou a ser exibida a partir de 1966, inicialmente na extinta TV Excelsior...
Tentamos anexar um episódio da série em nossa postagem, porém a série é BLOQUEADA em todo o mundo pelos portadores dos direitos autorais. É compreensível já que recentemente foi lançado um longa metragem com base na série, estrelado por Henry Cavill (Napoleon Solo) e Armie Hammer (Illya Kuriakin). A direção foi de Guy Ritchie...Porém, conseguimos um link para você assistir ao piloto, contudo precisamos alertar que só abre com uso de rede wi-fi. Isto porque as operadoras bloqueiam o site, desta forma os "dados móveis" não o fazem funcionar. Clique no titulo a seguir: "O CASO VULCAN".
Gostou da postagem?
Outras postagens com AGENTES SECRETOS:
Nenhum comentário