TOP 10 | FILMES IMPERDÍVEIS QUE VOCÊ PRECISA ASSISTIR - parte 2

Para este TOP 10 (FILMES IMPERDÍVEIS - parte 2) selecionamos mais alguns filmes inesquecíveis que foram e que ainda são relevantes atualmente. Ou seja, continuam conquistando admiradores. Logo, filmes que se você ainda não assistiu, deveria assistir! Vale dizer que TODOS os filmes aqui citados tem matérias completas em nosso BLOG e que estão dispostos de modo aleatório e não por relevância. Então, sem mais demora, vamos ao post!

Leia também: TOP 10 | FILMES IMPERDÍVEIS QUE VOCÊ PRECISA ASSISTIR - parte 1


O GALANTE MR DEEDS - 1936

Um longa que precisa estar na lista de qualquer bom cinéfilo, não somente pela assinatura do genial Frank Capra ou pela presença de ícones imortais do cinema como: Gary Cooper, mas principalmente por ser um excelente filme com o poder de deixar a assistência com o coração leve e cheio de esperança. 

Na trama temos um homem simples e honesto do interior que recebe uma herança milionária e acaba sendo obrigado a deixar sua pacata vida e partir para Nova York, onde lidará com pessoas que só pensam em se aproveitar de sua fortuna e inocência. 

Uma ótima comédia romântica e sem dúvidas, uma excelente opção de entretenimento, principalmente para os saudosistas de plantão. Um enredo profundo, com ótimos atores/personagens, bom ritmo e com aquele irresistível cheirinho de saudade. 

Clique AQUI para mais informações!

O LADRÃO DE BAGDÁ - 1940

Um dos primeiros épicos sobre as "Mil e uma noites" nas arábias já produzido. Uma extravagante produção que serviu de base para tantas outras produções do mesmo gênero. Aventura, magia, ação e muito heroísmo. Marcas que influenciaram gerações e que até hoje divertem o grande público. 

A aventura acompanha um jovem  e esperto ladrão determinado a derrotar o maléfico feiticeiro e Grão-Vizir de Bagdá e devolver o trono ao honrado sultão. Para realizar sua missão, tem a ajuda de um "Gênio" que lhe garante 3 desejos ao ser libertado da garrafa.

O Ladrão de Bagdá (The Thief of Bagdad) é um filme britânico de 1940, baseado numa história do livro "As mil e uma noites" e também uma regravação de um filme mudo de 1924.

Clique AQUI para mais informações!

O ÚLTIMO DRAGÃO - 1985

Eis aqui um "épico" dos anos 80, descaradamente influenciado pelos anos 70. Um filme divertido de humor leve que trata a violência como algo risível. Tem ação, música, situações implausíveis e divertidos personagens ingênuos e engraçados. Sim, não é um filme na lista de muitos cinéfilos. Mas, como gosto, não resisti e aproveito para recomendá-lo.

O Último Dragão" conta a história de um jovem e talentoso artista marcial (grande fã de Bruce Lee) que completa o treinamento com seu mestre e agora precisa buscar o caminho para alcançar nível final das artes marciais. Porém, nesse tortuoso caminho ele terá que combater um maléfico líder de gangue conhecido como Shogun do Harlem, salvar uma bela cantora e derrotar um empresário maligno.

Clique AQUI para mais informações!

OS 10 MANDAMENTOS - 1956

Eis aqui um campeão de bilheteria, um épico de sucesso, um grandioso filme eternizado pela qualidade e grandiosidade de sua produção. Um filme bíblico, que apesar de ser da década de 50, ainda hoje é reconhecido, principalmente pelos cristãos, como uma obra bastante fiel as escrituras sagradas.

A Trama em si é uma narrativa romanceada do texto bíblico sobre a saga do povo Hebreu que viveu cativo por mais de 400 anos no Egito esperando pelo libertador que os conduziria até Canaã, a Terra Prometida por Deus. 

Em 1923, o cineasta Cecil.B.de.Mille lançou nos cinemas Os Dez Mandamentos. Produzido numa versão preto e branco e sem som, e na época foi um grande sucesso de crítica e bilheteria. No ano de 1951, após terminar as filmagens de O Maior Espetáculo Da Terra (1952), o diretor decidiu que seu próximo filme seria a maior produção cinematográfica de todos os tempos. Assim, em 1956, chegava aos cinemas o magnífico remake de Os Dez Mandamentos, agora em cores e sonorizado.

Clique AQUI para mais informações!

GRAND PRIX - 1966

Considerado pela crítica internacional como um dos melhores longas de automobilismo de todos os tempos. GRAND PRIX foi uma produção tão espetacular que se deu ao luxo de trazer participações especiais de vários campeões da Fórmula 1 da época. Um de seus méritos foi conseguir apresentar ao grande público, o fascinante mundo dos corredores e do circo formado em torno dos corredores, como: empresários, jornalistas, técnicos, esposas e outras mulheres. 

Mesmo nos dias de hoje, é difícil imaginar um filme chegue ao mesmo nível de detalhamento alcançado pela produção da época. Para quem ainda não conhece, não entende ou não gosta de corridas, ainda assim vale a pena assistir o filme, que mesmo na época de seu lançamento cativou multidões que não conheciam o mundo do automobilismo. Agora, se você é fã de autovelocidade, não tem como deixar de assistir. 

Clique AQUI para mais informações!

A PONTE DO RIO KWAI - 1957

Um filme de 1957 que mesmo depois de tantos anos ainda é um dos filmes de guerra mais lembrados de todos os tempos. A trama é uma adaptação do livro homônimo, de Pierre Bouelle, do ano de 1952, sobre prisioneiros de guerra forçados por soldados japoneses a construírem em plena selva uma ponte ferroviária sobre o rio Kwai, na Tailândia, durante a segunda guerra mundial.

Apesar de não ser fã de filmes de guerra, ou mesmo de dramas, ainda assim recomendo este longa que tem uma pegada ímpar. Vale dizer que é até difícil determinar o gênero deste filme, afinal há drama, comédia, suspense, aventura, guerra e isso sem falar do aspecto "cult" da obra que trás uma crítica forte e incisiva à questão das guerras e ao orgulho humano.

Não por acaso “A Ponte do Rio Kwai” se tornou um clássico imortal do cinema mundial. E claro, não posso deixar de mencionar que a emblemática música que abre e fecha a trama certamente é um motivo a mais para que nunca venhamos a nos esquecer desta obra de arte.

Clique AQUI para mais informações!

O NOME DA ROSA - 1986

Eis aqui um dos filmes mais marcantes da década de 80, seja por conta da polêmica temática religiosa ou por conta do talento do mestre Sean Connery, ou ainda pelo excelente suspense que nos prende do início ao fim, o fato é que este longa não pode deixar de ser assistido por ninguém.

“O Nome da Rosa” é baseado no livro, de mesmo nome, de Umberto Eco e nos leva a viajar no tempo e viver uma aventura de crime e suspense, bem ao estilo Sherlock Holmes em meio a monges, inquisidores e antigos mosteiros medievais.

A aventura de desenrola em 1327, quando um monge franciscano e seu noviço chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália para participarem de um conclave, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. O sábio monge começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. Logo a Inquisição chega no local e a investigação se torna uma batalha ideológica entre franciscanos e dominicanos, entre a superstição e a razão, enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado.

Clique AQUI para mais informações!

OS MENINOS DO BRASIL - 1978

Aqui temos um filme de ficção científica sobre clonagem baseado no best seller homônimo de Ira Levin (também autora de “O Bebê de Rosemary”) que assustou o mundo utilizando elementos e personagens históricos para alavancar uma pertubadora estória que com inegável maestria explora a figura mítica e todo o folclore que circunda o monstro nazista conhecido como Dr. Joseph Mengele. Sim, o longa explora dois assuntos muito polêmicos numa mesma história: clonagem humana e nazismo. 

O longa teve críticas mistas, mas com muitos elogios ao elenco estelar e ao suspense da melhor qualidade. Também houveram indicações para prêmios como o Oscar, Globo de Ouro, Saturn Award e American Film Institute inclusive para melhor ator. Embora não seja perfeito, "Os Meninos do Brasil" é um filme que prende, com uma história interessante e imaginativa com muita ação e atuações sensacionais.

Clique AQUI para mais informações!

RAIN MAN - 1988

Esta recomendação trás uma trama emocional tocante, sensível e profunda. A história toca com maestria na questão do autismo e dos problemas familiares paralelos que advém deste quadro. A trama  revela a comovente relação entre dois irmãos que não se conheciam, mas que com a morte do pai e uma herança deixada provoca o encontro entre eles. Algo que acarreta várias situações e um carrossel de emoções que é partilhado com a assistência de modo espetacular.

A ousadia do tema e da abordagem dos dois atores rendeu premiações a obra. O longa foi indicado em quatro categorias no Oscar, vencendo justamente por Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Diretor, todas merecidas.

Clique AQUI para mais informações!

A ESPERA DE UM MILAGRE - 1999

Um filme impactante baseado em um livro de autoria de Stephen King, o mestre do terror e do suspense. Mas, não se deixe enganar. Embora possua elementos sobrenaturais a história esta mais para uma aventura dramática do que para qualquer outro gênero. 

O filme é narrado em flash-back narrando a história de um agente penitenciário do corredor da morte durante a Grande Depressão, na década de 30, nos EUA e a certos eventos sobrenaturais testemunhados por ele que são dignos de serem compartilhados. 

Possivelmente, a inspiração de Stephen King para o livro veio da história real de George Junius Stinney Jr, um adolescente negro de 14 anos acusado e condenado injustamente por um duplo assassinato em 16 de junho de 1944, sendo assim a pessoa mais jovem a enfrentar a cadeira elétrica, nos Estados Unidos no século XX.

Clique AQUI para mais informações!

BÔNUS: TRILOGIA DOS DÓLARES (Sergio Leone) - 1964/1965/1966

Esta sequência de filmes também é conhecida como a "Trilogia do Pistoleiro Sem Nome", são uma série de filmes do subgênero "western spaghetti" dirigidos por Sergio Leone. Estamos falando especificamente dos seguintes filmes: Por Um Punhado de Dólares (Per un pugno di dollari), Por uns Dólares a Mais (Per qualche dollaro in più) e O Bom, O Mal e o Feio (Il buono, il brutto, il cattivo).

Clint Eastwood estrela todos os 3 filmes como um personagem sem nome (quando se referem a ele nos filmes é sempre um apelido diferente em cada filme: "Joe", "Manco" e "Lourinho", respectivamente) e a trama trás as aventuras de caçadores de recompensas no velho oeste americano, com um pistoleiro sem nome armando planos e truques sofisticados para pegar os bandidos, além, é claro, de possuir uma pontaria das mais certeiras da história dos faroestes.

Os três filmes são consistentemente listados entre os melhores filmes western de todos os tempos. Registre-se ainda que o compositor Ennio Morricone é o responsável pela inesquecível trilha musical da trilogia.




Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Abaixo estão alguns links que talvez sejam de seu interesse:



Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.