Top 5 filmes de Godzilla

 Godzilla, o Rei dos Monstros, completou 66 anos.

Para não passar essa data em branco, o Ozymandias me pediu para fazer uma breve compilação dos cinco melhores filmes de Godzilla, na minha opinião. Refleti bastante, mas acredito que esses que escolhi sejam provavelmente alguns dos mais emblemáticos. 

Então, sem mais delongas, vamos à lista.


5) Shin Godzilla (2016): 


O curioso desse filme é que ele é dirigido por Hideaki Anno, o diretor do mais que notório anime Neon Genesis Evangelion. O interessante é que Godzilla tem alguns upgrades nesse filme, antes de atingir a forma definitiva. É também o Godzilla mais feio que já vi na vida. A bem da verdade, esse é o filme de Godzilla mais bizarro já feito. E é um filme fora da cronologia principal do Reis dos Monstros; praticamente um reboot.


No enredo, a guarda costeira do Japão descobre uma estranha criatura que circunda a baía de Tóquio. Não demora para o bicho atacar Tóquio por meio de canais intramunicipais. Depois de voltar para o mar, são organizadas equipes japonesas e americanas para estudar e conter a criatura. O problema é que Godzilla nesse filme evolui e já está pronto para atacar novamente Tóquio, e nem o exército norte-americano consegue detê-lo. Godzilla também tem a capacidade de se reproduzir assexuadamente; ou seja, faz autocoito. Óbvio que a radiação foi a responsável por criar esse Godzilla hermafrodita. Não vou dar spoilers de mais nada, só adianto que o final é bem bizarro.




4) Godzilla versus Mechagodzilla (1974): 

Por que o oponente de Godzilla não pode ser uma réplica androide criada por extraterrestres que querem destruir o Rei dos Monstros e conquistar a Terra? No enredo, Mechagodzilla começa a causar destruição em Okinawa. Lógico que a população responsabiliza Godzilla. Diante de tal falsa acusação, o largatão deve tirar satisfações com sua versão cromada, e uma luta titânica se desenrola. Nesse filme, Godzilla tem a ajuda de outro monstro para derrotar Mechagodzilla, o Rei César. 



3) King Kong versus Godzilla (1962): 

A Toho, a produtora dos filmes de Godzilla, conseguiu autorização para colocar King Kong em um filme do Rei dos Monstros. No enredo, um empresário japonês ganancioso está precisando de uma nova atração para conseguir audiência na TV. Quando houve rumores de que um gorila gigante foi visto em uma ilha distante, manda seus homens capturá-lo. É óbvio que o plano de capturar Kong não funciona como deveria, o que deixa o gorilão solto em rota de colisão com Godzilla. É o Rei da Selva contra o Rei dos Monstros, e esse embate terá nova versão na franquia de filmes americanos de Godzilla.



2) Godzilla versus King Ghidorah (1991): 

Até mesmo o Rei dos Monstros precisa de um arqui-inimigo, e esse é King Ghidorah, um monstro criado por visitantes do futuro que pretendiam destruir Godzilla, pois a criatura seria a destruidora de Terra no futuro. Não demora para ser revelado que esses visitantes do futuro na realidade querem conquistar a Terra, começando pelo Japão. Godzilla, que não gosta quando outros monstros tentam invadir sua quebrada, vai para o quebra-pau. A luta do Rei dos Monstros contra o dragão de três cabeças é uma das mais memoráveis da franquia.



1)   Godzilla (1954): 

Como não podia deixar de ser, o primeiro lugar da lista vai para o filme original de Godzilla, que não apenas estabeleceu a franquia de filmes, como também a criação do tokusatsu como gênero. No enredo, uma misteriosa criatura está destruindo embarcações próximo a uma ilha, e o governo japa então decide formar uma equipe para investigar e deter a criatura. Óbvio que essa equipe acaba se deparando com o lagartão, o verdadeiro Rei dos Monstros. Apesar de datado e em preto e branco, esse filme tem a marca de ter estabelecido a noção de Godzilla como um dos maiores monstros no cinema. E o maior monstro nipônico, sem dúvida alguma.

Em suma, assim encerro essa lista, que foi divertida de fazer. Como não há a previsão de novos filmes japoneses, graças à franquia de filmes americanos, creio que vale a pena a garimpada para encontrar esses filmes do Godilla raiz citados.


Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes.. 

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.