Falando em Série: CURTO-CIRCUITO (Misfits Of Cience) 1985

 


Neste "Falando em Série" vamos trazer a memória uma daquelas séries que com o tempo foi esquecida por muitos. Hoje vamos falar do seriado: CURTO-CIRCUITO que conseguia (ou tentava) misturar ficção-científica e heróis ao estilo HQ. Porém, apesar da boa qualidade dos roteiros que conseguiam dosar muito bem a comédia, o drama e a ação, a baixa audiência levou a série ao cancelamento com apenas uma temporada. Felizmente, aqui no Memória Magazine você tem a oportunidade de relembrar (ou conhecer) ao menos mais uma curiosidade do passado. Continue lendo e boa diversão!  



A história gira em torno do cientista Dr. Billy Hayes. Ele trabalha num laboratório privado chamado Humanidyne junto com o seu colega Dr. Elvin Lincoln no setor de “Investigação Humana”. Eles estudam anomalias humanas e seres com superpoderes. No episódio-piloto, que você pode assistir no YouTube (áudio original e sem legendas) a história começa com a investigação do caso de um “homem-de-gelo” que é descoberto em uma escavação. Pela cara do episódio, é meio óbvio que eles tentam dar uma cara de “cientistas do povão”, pros dois personagens,bem na vibe de Caça-fantasmas. Enfim, acontece que o novo chefe quer resultados mais concretos da equipe de pesquisa, obviamente para cumprir um acordo com os militares, e é nessa que Billy e Elvin são demitidos.



Na tentativa de conseguir o emprego de volta, Elvin revela a Billy que fez experimentos em si mesmo e que agora ele consegue encolher até o tamanho de um boneco Ken (o que facilita com que ele consiga roupas, duh). Ambos chegam a conclusão de que se eles tiverem mais “experimentos humanos” para mostrar no Laboratório, eles conseguiram o emprego de volta. E é aí que partem em busca de dos outros componentes da equipe: Johnny Bukowski, um cara capaz de carregar eletricidade e disparar raios, além de possuir velocidade sobre humana; e Gloria Dinallo, uma adolescente telecinética, protagonizada por uma Courtney Cox novinha, pré-Friends e pré-Filme do He-man.

No fim das contas, eles se tornam os “Misfits of Science”. Procurando e enfrentando ameaças a cada episódio no esquema “monstro da semana”.

Elenco e personagens:

  • Dean Paul Martin interpretava o Dr. Billy Hayes, líder do grupo. Billy era um pesquisador da Humanidyne Institute;
  • Kevin Peter Hall interpretava o Dr. Elvin "El" Lincoln, colega de Billy e seu amigo pessoal, desenvolveu a habilidade de encolher e ficar bem pequenininho.
  • Mark Thomas Miller era Johnny Bukowski, ou Johnny B. Era um roqueiro que foi eletrocutado no palco, o que lhe deu poderes elétricos - ele podia lançar descargas das mãos. Além disso, ele tinha supervelocidade, mas era vulnerável à água.
  • Courteney Cox interpretava Gloria Dinallo, uma delinquente juvenil telecinética (supostamente filha de um alienígena).
  • Max Wright fazia o papel do diretor da Humanidyne Institute.
  • Mickey Jones era Arnold Beifneiter o 'Homem de Gelo'. O motivo pelo qual o grupo tinha um carro de sorvetes é que se o Homem de Gelo esquentasse muito, ele morreria. Ironicamente o personagem só apareceu no episódio piloto, mas o carro de sorvetes continuou.

Curto-Circuito ("Misfits of Science" no original que se traduzido seria; "Desajustados da Ciência") foi um seriado criado por James D. Parriot (Voyagers e Forever Knight) e Tim Kring (Chicago Hope e Heroes) foi exibida entre o final de 1985 e início de 1986 pela NBC e com apenas uma temporada de 17 episódios. O então presidente da NBC Entertaiment Brandon Tartikoff, ambicionava um sucesso no estilo de "O Homem de Seis Milhões de Dólares", "O Incrível Hulk" mas misturado com o tom cômico e fantasioso do filme "Caça-Fantasmas". Porém, entre o projeto e a realização, a coisa não saiu como planejada e a série acabou naufragando na baixa audiência.

Apesar do fraco sucesso nos EUA, a série foi comercializada para vários países do mundo. 

No Brasil, a série foi exibida na Globo aos domingos a partir de 1986 dividindo o horário com "Deloucacia de Polícia" até o final daquele ano. O seriado retornou amesma emissora em outubro de 1988 às segundas-feiras no horário das 16h30 dentro da Sessão Aventura. Em janeiro de 1989 saiu do ar para dar espaço à exibição de reprises novelas (Vale a Pena Ver de Novo). Curto-Circuito voltou às tardes da Globo onde foi exibido ao longo do ano de 1989.

CURIOSIDADES:

  • O personagem Beef "Iceman" Beifneiter aparece apenas no piloto devido a objeções legais da Marvel por conta do personagem usar o mesmo nome que um dos X-Men dos quadrinhos; 
  • O roteirista Tim Kring aproveitou a ideia de "Curto-Circuito" na criação de sua série mais famosa, "Heroes"; 
  • A intérprete de Glória Dinallo, Courtney Cox posteriormente se tornaria mundialmente famosa pela série "Friends" e pela franquia de terror "Pânico"; 
  • O ator Kevin Peter Hall que interpretou Elvin Lincoln trabalhou no filme "Predador" (1987) usando a fantasia do alienígena; 
  • O intérprete do Dr. Billy Hayes era o ator Dean Paul Martin Jr. era filho do lendário ator e cantor Dean Martin, e morreu precocemente num acidente aéreo durante uma tempestade com apenas 35 anos de idade.


Gostou deste post? Então junte-se a nós! 

Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Falando em Série: KOJAK (1973)

FALANDO EM SÉRIE | McCloud – O Homem da Lei (McCloud) – 1970

FALANDO EM SÉRIE: "BARETTA" (1975) - O DETETIVE DA CACATUA FRED...

Falando em Série: E AS NOIVAS CHEGARAM (Here comes the brides) 1968 


Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.