ANIMAÇÃO EM FOCO | VOCE SE LEMBRA DESTE?? "FRANGOLINO"

Como nossos leitores sabem, a missão de nosso blog é relembrar (e não te deixar esquecer) daquelas produções do passado que fizeram sua alegria durante a infância, adolescência e vida adulta (por que não?). Mas, às vezes esquecemos de alguma e quando isto acontece postamos imediatamente! É o caso de nossa matéria de hoje, relembrando "FRANGOLINO". Não lembra? Vai lembrar! Ainda se lembra? Pois vai reviver! Não conhece? Vai conhecer! Vamos lá! 





Quando falamos em desenhos de nossa infância, cada um lembra de um. Alguns lembram do Pipa-Pau, alguns das animações da FILMATION, outros da HANNA-BARBERA e ainda outros da Looney Tunes (os 'jovens a mais tempo' se lembrarão dos primeiros. Os mais recentes de Looney Tunes...). 


O personagem de nossa matéria pertencia a Loony Tunes, que tinha como característica nos apresentar personagens muito loucos e que beiravam a psicopatia. Os mais clássicos eram Pernalonga, Patolino, Gaguinho, Papa-Léguas e muitos outros. Todos estes levaram um tempo para ficarem famosos, mas no caso de FRANGOLINO, a coisa foi diferente...




"Frangolino" ou "Foghorn Leghorn" (em inglês) apareceu pela primeira vez em 1946 na animação "Walky Talky Hawky", que no Brasil chamou-se "Frangolino em O Aprendiz de Papa Galinhas" . Nesta animação, um jovem gavião chamado Henery Hawk (no Brasil 'Chiquinho Gavião'), descobre (por seu pai) que ele e sua família são rejeitados pelos outros animais por serem gaviões e gostarem de comer galinhas. 


Entusiasmado com a revelação, Chiquinho Gavião descobre pelo que ele tinha uma fome voraz (que ele não sabia pelo que era) e parte imediatamente em busca de uma. Claro que a primeira que ele encontra é na verdade Frangolino que o convence que é um cavalo e que o cão Barnyard Dawg (no Brasil às vezes a dublagem o chama de 'Mandrake' ou George P. Dog') é que é uma... Você pode assistir à animação logo abaixo...




Frangolino se tornou um sucesso imediato. E em sua segunda aventura conta com a presença de Silvester, além de Chiquinho Gavião...O episódio chama-se "Caça a Galinha"...




O criador do personagem foi Robert McKimson, que se inspirou em um personagem de programa de rádio (sim, o rádio já foi muito popular). O personagem era um senador chamado Claghorn, que era um sulista tempestuoso. E que usava alguns bordões, que foram adotados em parte pelo personagem Frangolino. Como por exemplo: "Eu digo..." e "Isto é uma piada, filho!".


A voz do personagem também foi inspirada em um personagem famoso do rádio da década de 30, cujo nome era apenas 'O Xerife'. E o sotaque era parecido com o personagem Eufrasino, também da Looney Tunes, mas infelizmente isto se perde na dublagem brasileira (especialmente por haver diferentes dublagens do mesmo personagem). 


De resto foi trabalhar a personalidade de Frangolino. Como podemos ver na imagem ilustrativa da matéria, ele é o maior galo das animações (apesar de aparecer um outro para rivalizar com ele na conquista de uma galinha viúva...). E como já dissemos, tem um sotaque sulista, mas tem também uma personalidade bombástica, não refinada, com propensão a travessuras (que o diga Barnyard Dawg...) e...extremamente tagarela. 




Também parece pensar que pode ser uma espécie de mentor para personagens mais jovens, em especial para o jovem Chiquinho Gavião e também para Cabeça de Ovo Junior, filho da viúva Miss Prissy (uma galinha que tenta conquistar)... Nestas situações mais uma vez se usam os bordões do personagem que lhe serviu de inspiração, como por exemplo: "Preste atenção, filho" ou "Olhe para mim quando estou falando com você, garoto" ou as vezes: "seu porcaria"




Ser extremamente tagarela sempre resulta em problemas para Frangolino, não raro nos episódios ao falar demais, dar explicações excessivas, o ouvinte acaba se irritando e acertando-o na cabeça, grita: "ORA, CALE A BOCA!!". Ele mesmo faz isto com Barnyard Dowg, quando a corda que o prende acaba e ele fica latindo sem parar dentro do limite...


Outra característica marcante de Frangolino (e esta muitos se lembrarão) é a mania de cantar alto o refrão da música "Camptown Races". Ele cantarola suavemente a letra e grita o refrão: "Doo-Dahh! Doo-Dahh!" e terminando o verso: "Oh, Doo-Dahh Day! Doo-Dahh, Doo-Dahh Day!". Isto começa a partir do episódio: "Gavião ensinando a pegar galinhas", que esta abaixo: 




A rivalidade com Barnyard nunca é explicada, mas na maioria das vezes é Frangolino quem começa com a provocação. Mas não há ódio entre os dois, aparentemente Frangolino só faz o que faz por diversão e o cachorro reage. Em poucos episódios é Barnyard quem começa a 'coisa', mas a vitória é quase sempre do cão. Apesar disto, os dois às vezes juntam forças para resolver algumas situações...


TÁ NA HORA DE...BÔNUS!!!


Sempre que conseguimos, anexamos vídeos com episódios e às vezes filmes completos à nossa postagem. Já temos alguns vídeos acima, a seguir colocamos mais...


QUEM É O GALO?



COMO RECONHECER UMA GALINHA



FRANGOLINO BOM DE BRIGA 





Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes.

TALVEZ TAMBÉM SE INTERESSE EM LER: 

Animação em Foco | O LOBO RALPH E SAM, O CÃO DE OVELHAS (1953)

Animação em Foco: LUNÁTICOS A SOLTA (Loonatics Unleashed) 2005

GRANDES ASTROS - "DAFFY DUCK" OU COMO CONHECEMOS: PATOLINO

ANIMAÇÃO EM FOCO | "PINKY E O CÉREBRO" - SEMPRE TENTANDO "CONQUISTAR O MUNDO"!!

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.