In Memoriam | DIANE KEATON (1946-2025) e RENATO CASARO (1935-2025)


Infelizmente, mais uma vez, venho escrever um post in memoriam a personalidades da cultura e das artes que faleceram recentemente. Neste, farei uma breve homenagem à formidável atriz Diane Keaton e ao fantástico ilustrador Renato Casaro.


Vamos primeiro à Keaton, que faleceu ontem, dia 11, aos 79 anos. Na verdade, seu nome de batismo era Diane Hall, e ela nasceu em Los Angeles, em 1946. Keaton iniciou sua carreira no teatro, na Broadway, e atuou em peças e musicais como
Hair e Play It Again, Sam, de Woody Allen (chamada de Sonhos de um Sedutor por aqui). Não tardou para que ela logo migrasse para o cinema, e seu primeiro papel de destaque foi como Kay Corleone, a mulher de Michael Corleone, interpretado por Al Pacino, em O Poderoso Chefão, de 1972.




Keaton também teve um ciclo de filmes de Woody Allen, uma vez que foi sua esposa durante anos. Nesse período, podemos destacar a versão cinematográfica de Sonhos de um Sedutor (1972), a comédia sci-fi O Dorminhoco (1973), A Última Noite de Boris Grushenko (1975), Noivo Neurótico e Noiva Nervosa (1977) e Manhattan (1979). Por Noivo Neurótico e Noiva Nervosa, ela foi agraciada com o Oscar de melhor atriz.


Outro filme de destaque em sua carreira foi Reds de 1981, no qual interpretou a mulher do jornalista comunista John Red, interpretado por Warren Beaty. O filme também conta com a atuação de Jack Nicholson. Nos últimos anos, Keaton atuou em inúmeros filmes; em sua maioria, dramas ou comédias. Alguns são mais lembrados, como em O Pai da Noiva, no qual contracenou com Steve Martin.







Também faleceu ontem Renato Casaro, aos 89 anos, ilustrador italiano considerado o Michelangelo dos cartazes dos filmes de cinema. Ele foi o ilustrador de nada mais nada menos que os pôsteres de Rambo, Uma Noite Alucinante, Por um Punhado de Dólares, Solaris, Conan, o Bárbaro, Flash Gordon e muitos outros.

Em suma, fica aqui uma breve retrospectiva e uma homenagem a essa lendária atriz e a esse não menos lendário ilustrador, que foram de seminal importância para o cinema como arte. R.I.P.



Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes..

Nenhum comentário

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.