Papo de Cinema - 'quebra ossos': THE RAID - OPERAÇÃO INVASÃO (2011)

"Se você acha que mora num condomínio perigoso, é porque você não assistiu a este filme" (eu mesmo)
Não sei se acontece com vocês, mas de vez em quando acordo com vontade de assistir a um determinado gênero ou nacionalidade de filmes. Por exemplo: pode ser que eu queira assistir um filme espanhol, japonês ou francês. Ou pode ser que eu queira assistir um suspense (frequentemente), um terror (ando meio desanimado com este gênero), um policial, e às vezes um de artes marciais, que apelidei amorosamente de "quebra ossos" depois que assisti ao primeiro filme de Steven Seagal......

Quando vi o cartaz de "The Raid" , não achei que fosse de artes marciais ou sequer interessante, afinal é um filme indonésio e não tive boas experiências com filmes de lá. Bem, a não ser com "O Guarda Costas" e "Ong-Bak 1" (e só o 1). Para piorar, fiquei sabendo que o diretor queria fazer outro filme e os produtores disseram que fariam, apenas se antes ele fizesse um que se saísse bem nas bilheterias para pagar o segundo........Com estas referências fica difícil acreditar não é? 


Mas o filme é muito louco! Um filme frenético! E que depois que você acaba de assistir, você fica sabendo de onde tiraram a ideia para 'Dredd' de 2012 (o juiz). São poucos os momentos de paz no filme, e desde o início fica claro que é uma péssima ideia invadir aquele edifício! Os próprios personagens demonstram receio em entrar lá......mas o filme tem de acontecer. 

A história é esta: Em Jacarta, na Indonésia, o Tenente Wahyu (Pierre Gruno) organiza a invasão de um prédio que, depois de ser abandonado, se tornou o porto seguro do poderoso e cruel traficante Tama (Ray Sahetapy). Para desmontar esse ninho do crime, um time da SWAT invade o local, mas acaba preso numa armadilha no sexto andar. Surpreendidos pela notícia que o tenente Wahyu não informou seus superiores sobre a operação, os agentes resistem sozinhos e com munição limitada.

Simples não é? Mas a execução do filme é fantástica, nunca vi uma horda (porque não dá para chamar de gang) atacar daquele jeito! E o desespero do personagem principal é contagiante. As lutas são duras e violentas. O tempo parece não passar. Vinte entram no prédio e atingem o sexto andar, e você acompanha o número de policiais diminuir rapidamente e um novato ter de 'encarar' a 'horda' de bandidos para salvar os que restam. 

É um filmaço! Uma pena que sua continuação seja extremamente ruim! Os boatos são que o segundo filme na realidade era o que o diretor queria fazer (uma pequena variação de "Infiltrados"), mas ao adaptar a história para incluir o policial deste filme (The Raid) o roteiro se perde e fica difícil de acompanhar (atenção estou me referindo ao segundo filme! Não é o do post!).


CURIOSIDADES:



Yayan Ruhian, que interpretou o personagem 'Mad Dog', já treinou Pencak Silat para as forças de segurança da Indonésia (o equivalente ao Serviço Secreto norte-americano) em 1989 e para o corpo militar da Indonésia no início dos anos 90.



A outra profissão de Iko Uwais: Antes de se tornar um ator, Iko Uwais trabalhou como motorista para uma companhia de celular durante uns 3 anos.

O significado do título: O título original "Serbuan Maut" significa 'Invasão Mortal' em português.

O treinamento para a SWAT: Todo ator que interpretou um membro da SWAT passou por um programa de treinamento com a KOPASKA para aprender todas as técnicas, de manejo de armas até a linguagem especial com as mãos que eles usam.

Link para assistir ou baixar: 



Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog e faça parte de nosso grupo no Facebook. 
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

Um comentário:

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.