TRASH Movie: LIGA DA JUSTIÇA AMÉRICA (1997)


A LIGA DA JUSTIÇA AMÉRICA (1997)  é um verdadeiro clássico do cinema "TRASH" das tardes do SBT. E, apesar de nem sempre eu usar o termo Trash para dizer que um filme é ruim, neste caso é impossível falar o contrário. Confesso que como comédia, eu não desgosto tanto dele, mas enquanto adaptação dos quadrinhos, é inegável que é uma adaptação lamentável de se ver.
O longa foi produzido pela CBS, explorando o lado mais cômico do grupo. Uma clara influência da fase Giffen/DeMatteis/Maguire que na época, adotaram nos roteiros das histórias da Liga um tom irônico, de tiradas originais inéditas em quadrinhos da DC. A ousada fórmula foi um surpreendente sucesso, tanto de público, quanto de crítica. Infelizmente a transposição dos quadrinhos para a telinha foi um fracasso.
Na verdade este é o episódio piloto (recusado) do que poderia ter sido o seriado para a TV da Liga da Justiça da América!



A história mostrava os heróis tentando derrotar um vilão com o poder de controlar o clima e tinha um tom de comédia, além de mostrar sequências de entrevistas com os heróis, como um reality show.

SINOPSE (By SBT): "A Liga da justiça da América é formada por quatro super heróis: Flash, Lanterna Verde, Fogo e Átomo. A missão deles é garantir a vida e a paz dos seres humano. Neste filme um desafio leva a liga a descobrir uma nova parceira: a metereologista gelo. Ela prova sua garra para garantir a paz na América e por isso é aceita na liga."

Dirigido por Félix Enríquez Alcalá (Brimstone, Space above and beyond), com roteiro de Lorne Cameron e David Hoselton. Liga da Justiça da América  trazia o seguinte elenco de super heróis: Matthew Settle (Guy Gardner / Lanterna Verde), Kimberly Oja (Tori Olafsdotter / Gelo), John Kassir (Ray Palmer / Átomo), Michelle Hurd (B.B. DaCosta / Fogo) Kenny Johnston (Barry Allen / Flash) e David Ogden Stiers (Ajax), além do vilão Miguel Ferrer (Dr.Eno/Mago do Clima).
Este filme representou a primeira aparição fora dos quadrinhos para a maioria desses personagens (exceção somente para Flash e Eléktron, já tendo aparecido em outras mídias). O Lanterna Verde: Guy Gardner foi espécie de amálgama de Hal Jordan e Kyle Rayner, mas que em nada lembrava o Guy Gardner dos quadrinhos.

Interessante é saber que o filme nunca chegou a ser exibido nos Estados Unidos, onde supostamente deveria ter servido de piloto para uma série de televisão.

Outra curiosidade é que antes dessa produção existiu o desconhecido Legends of the Superheroes que foi um especial de TV apresentado em duas partes, no mês de janeiro de 1979. Essencialmente a primeira versão live-action da Liga da Justiça. 
Adam West, Burt Ward e Frank Gorshin reviveram no especial seus personagens de Batman (série de TV) dos anos 60: Batman, Robin, e o Charada. Outros heróis do show eram Canário Negro, Capitão Marvel, Flash, Lanterna Verde, Eléktron, Falcão Negro e a Caçadora. Os vilões eram Mordru, Mago do clima, Sinestro, Dr. Silvana, Solomon Grundy, Giganta e Tia Minerva.
A trama deste especial era bem simples: Os heróis eram reunidos pelo Ciclone Escarlate, um herói aposentado, que queria impedir a bomba do Dr. Silvana de explodir o mundo. (O tal Ciclone foi criado especialmente para o filme e não é um personagem da DC Comics). Mordru cria uma poção para retirar os poderes da Liga da Justiça, mas os próprios vilões acabam acidentalmente tomando-a também.

O vídeo disponível neste post é uma colaboração do Blog:SUPER CLÁSSICOS 

Gostou da postagem?
Então junte-se a nós! Siga nosso blog, e faça parte nosso grupo no Facebook. 

Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...


4 comentários:

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.