Falando em Série: BABYLON 5 - 1984


Esta é uma série que realmente amo de paixão. Durante muito tempo houve aí uma guerra entre os fãs de "Star Trek" e "Babylon 5", mas para mim as duas dividiam em partes iguais meu coração. 


O melhor de Babylon 5 era sua continuidade, seu planejamento. Os personagens eram fantásticos, e cada um teve seu momento de glória. Mas sempre temos nossos preferidos não é verdade? Os meus eram G'kar, Londo, Sheridan (é claro), Garibaldi. Os vilões também eram excelentes. Os Shadows, foram inimigos sensacionais. 

G'Kar e Londo
A série foi planejada para durar 5 anos, e durou! O último episódio é de arrancar lágrimas. Já assisti a série várias vezes, e enquanto escrevo isto, a vontade de assistir novamente me vem (vou ter de achar onde estão os episódios gravados).

A serie começou em 1994, e deu origem a 6 filmes para TV e uma série spinoff, "Crusade", que durou apenas 13 episódios. O autor ainda quis retornar com o "universo" Babylon 5 com a série "Rangers", mas a Warner achava a série original muito cara e não queria apostar na franquia. 


Um de seus produtores chegou a dizer que a série "tinha muitos diálogos e era complicado para os telespectadores" (!!). Uma pena, uma oportunidade de dar continuidade a um universo semelhante aos de "Star Wars" e "Star Trek", e talvez perpétua-lo como mais uma das grandes criações, foi desperdiçada por uma pessoa tacanha e sem visão de futuro...

A historia:


Babylon 5 é uma estação espacial localizada no espaço neutro. Construída pela Aliança Terra em 2250, a meta era manter a paz entre as diferentes raças alienígenas, proporcionando um santuário onde ressentimentos e negociações podiam ser trabalhadas através dos devidamente nomeados embaixadores. 

Um conselho composto por representantes das cinco grandes civilizações do espaço – A Aliança da Terra, A federação de Mimbari, a republica Centauri, o Regime Narn, e o Império de Vorlon – trabalhavam com a Liga dos Mundos Não-Alinhados para manter as relações interestelares sob controle. Além de sua função diplomática, Babylon 5 também servia como um posto militar para a Terra e um porto de escala para os viajantes, comerciantes, empresários e criminosos.

Peculiaridade...


Cada temporada aborda um determinado tempo e é divida por temas. 


Assim a primeira temporada aborda o ano de 2258 e seu tema é


"Sinais e Presságios"


Durante esta temporada temos um vislumbre do que aconteceu ao comandante Jeffrey Sinclair, durante o tempo em que foi prisioneiro dos mimbari, poderosa raça alienígena que entrou em guerra com a Terra devido a um mal entendido (explorado posteriormente em um telefilme ligado a série). 


Também acompanhamos as mudanças que ocorrem com a embaixadora Dellen (uma mimbari), ligada a um misterioso grupo chamado "Conselho Cinza", a temporada culmina com uma mudança radical da embaixadora (anteriormente a embaixadora tinha um terrível ódio pelos humanos, mas algo acontece e ela muda. Isto também é explorado no telefilme anteriormente citado. Durante esta temporada este ódio não existe).

Ivanova, Sinclair e Garibaldi


Segunda Temporada: ano 2259

"A Vinda Das Sombras"


Esta temporada marca a entrada 'DO' comandante: John Sheridan. 


Não sei porque o ator anterior foi substituído, mas foi uma decisão acertada. Aliás a segunda temporada é cheia de acertos e acabou por delinear tudo o que aconteceria até o último episódio. Temos o aparecimento dos 'Psi CORPS', e dos 'Sombras'. Começam os conflitos no governo da Terra. Temos a quase aniquilação de um planeta inteiro, e tudo com um 'dedinho' dos Shadows (Sombras) por trás....

Sheridan, Ivanova e G'Kar


Terceira Temporada: ano 2260

"Ponto sem Retorno"


A terceira temporada marca o início do auge da série, com os 'Psi CORPS' (telepatas) em conjunto com o presidente da Terra Clark, aumentando sua influência e seus conflitos. Temos um episódio temporal excelente e que acaba tendo ligações com outro de outra temporada! E temos o espetacular episódio "Z'ha'dum" que só de escrever já me dá vontade de assistir de novo!

Z'ha'dum
Quarta Temporada: ano 2261

"Render-se Nunca, Retroceder Jamais"


Com este tema fica meio evidente o que acontece. Os Sombras tem um inimigo que na realidade é sua contrapartida: os Vorlons. O que mais gosto nos Vorlons é que sempre que se precisa de sua ajuda eles dizem: "Irrelevante!". Sim, todos os problemas das outras raças são irrelevantes....para eles. 


Nesta temporada temos uma participação maior do telepata Super antipático Bester (ninguém menos do que Shekov de "Star Trek" original). O governo da Terra e Babylon 5 rompem relações. A Terra entra em conflito com Marte. Sheridan se torna um fugitivo. Garibaldi (meu segundo personagem preferido) larga o serviço e se torna um 'provedor de informações'.




Quinta Temporada: ano 2262

"Círculo de Fogo"


Uma nova capitã assume o comando de Babylon 5. Há um conflito entre os telepatas que agora transformaram a estação num santuário. G'Kar (ótimo personagem) vira uma espécie de líder espiritual. Os Drakh deixam a Galaxia (não sem antes contaminar a Terra e condena-lá a destruição em 5 anos, caso não se achasse um antídoto. Isto dá origem ao spin-off "Crusade" que foi 'enterrado' pelos produtores sem visão de futuro). 


Nesta temporada que já começa nostálgica, vemos os fins de G'Kar, Londo, Dellen, Sheridan e infelizmente da série....




Mesmo hoje, tanto tempo depois, dá tristeza um universo rico como o que foi criado para a série, ter sido abandonado da forma que foi. Straczynski (o criador) lutou para dar continuidade, mas a TNT não conseguia ver futuro para a série (o mesmo que aconteceu com "Star Trek", quando  a cancelaram) e assim ela terminou e só restou a saudade dos fãs.....

Estamos enviando um link para que você possa assistir ao episódio piloto. Esta logo abaixo: 


Shadows

Vorlons
Delenn (antes)

Dellen (depois)
Lennier, também conhecido como Will Robson






Um comentário:

  1. Que lembrança maravilhosa. Fui e ainda sou fã desta série. Gostaria muito de tê-la completa para rever pois não tive a sorte de assistir completa. Saudades.

    ResponderExcluir

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.