Papo de Cinema | Original & Cópia: O DIA EM QUE A TERRA PAROU (1951 E 2008)

Quando falamos de refilmagem, remake ou reboot, talvez pensemos que é uma coisa que tem 'a cara' de nossa época. Mas, sinto muito lhes informar que a coisa não é bem assim. Cecil B. DeMille fez uma refilmagem de seu próprio filme "Os Dez Mandamentos". E com resultados espetaculares!

Mas, nem sempre isto acontece com outras obras. A tentação de 'atualizar'  a trama, acaba fazendo com que os roteiristas joguem os filmes nos cliches mais aceitos atualmente. Quando isto acontece normalmente o resultado não é bom. 

Normalmente são três as razões que levam uma produtora a refazer um filme: 

1 - Falta de imaginação e inspiração para se criar algo realmente novo.

2 - Os produtores gostam de correr pouco risco, assim investir em um produto já testado e aprovado aumentam as chances de um retorno rápido e seguro de seus investimentos. 

3 - Com todo os avanços que os efeitos e as técnicas de filmagem tiveram, os produtores, diretores e roteiristas se convencem que podem fazer uma obra melhor. 

Assim, chegou a vez de se pegar um clássico da ficção cientifica e trazê-la para a atualidade. Mostrá-la sob uma nova perspectiva e com uma 'roupagem' melhorada...E depois de muito escolher se chegou ao "Dia em que a Terra parou". Para melhorar ainda mais as coisas, o diretor (que também era produtor)  escolhido se dizia fã do filme original. 

O resultado foi um filme que fez mais estardalhaço enquanto estava sendo produzido, do que após lançado. Mesmo escolhendo Keanu Reeves como protagonista e a sempre bela Jennifer Connely.

Não posso falar muito da nova versão porque realmente não me senti tentado a assistir. A versão original já não me agradou (e olha que eu era - e ainda sou - um aficionado por ficção cientifica). Mas, as criticas que li na época de seu lançamento, tanto de profissionais quanto de amadores, não foram nada positivas. 

Mas, vocês poderão tirar as dúvidas nesta própria postagem, já que estamos anexando links com ambos os filmes...Mas, antes vamos às sinopses dos filmes, para saberos as principais diferenças....

O Dia em que a Terra Parou - 1951

Um disco voador é detectado se aproximando da Terra. As nações ficam sabendo de sua existência e se questionam do que se trata. A espaçonave pousa em Washington, seu único ocupante é um aparente humano de nome Klaatu (Michael Rennie). Klaatu pede paz, muita paz...

Ora, se um alienígena pousa em seu terreno, desce sozinho e desarmado de sua nave e pede paz, esta pedindo o que? Um tiro! Exatamente! Um tiro de boas vindas! Um soldado 'nervosinho' e com o 'dedo coçando' atira no alien. Imediatamente aparece do nada, um robo, que depois ficamos sabendo que se chama "Gort" (Lock Martin), que desintegra as armas dos soldados mais próximos. 

O alien é levado ao hospital e tem sua primeira péssima idéia; decide fugir e se esconder entre os humanos para conhece-los melhor. O espirito bélico dos humanos o decepciona. Ele se encontra com um cientista famoso e lhe diz o motivo de sua vinda: os planetas vizinhos ao nosso sistema solar, nos acham perigosos e resolveram 'dar um jeito' na humanidade...permanentemente! 

O alien veio para nos dar um ultimato: ou nos tornamos pacíficos ou viramos poeira. Não sei quanto a vocês, mas achei  seus argumentos um tanto violentos! Ai ele tem sua segunda e ainda pior idéia: dá uma demonstração de força. 

Claro que o tiro sai pela culatra e os humanos o consideram hostil e inimigo da Terra. 

Para assistir a este filme e com dublagem ORIGINAL, basta clicar no link abaixo: 


O Dia em que a Terra Parou - 2008

Este já começa diferente. Começa em 1928, um homem sozinho numa região gelada, depara-se com um estranho globo brilhante. Ao tocá-lo acorda  (aparentemente) no outro dia com algo grudado em suas mãos. O tempo salta para 'nossos dias'...

Somo apresentados a Doutora Helen Benson (Jennifer Connely), que mais tarde é retirada de sua casa pela policia afim de reunir-se a outros cientistas. lá eles são informados que um asteroide esta em rota de colisão com a Terra, porém sua velocidade dificulta rastreá-lo.

Acontece que o tal asteroide na verdade é um dos globos que vimos no inicio do filme e que pousa no Central Park (como no primeiro filme). dele descem Klaatu (Keanu Reeves - que por acaso também é o homem do inicio do filme) e um enorme robo. Ora, eles estão pedindo o quê?

Tiros. Mais uma vez um soldado nervosinho, 'passa fogo' no alien. O alien é interrogado, mas escapa para viver entre os humanos e conhece-los melhor, Entra em contato com Helen e diz que tem de avisar os lideres da Terra sobre uma eminente crise global. 



Mas, como encontrar com cientistas, se é considerado uma ameaça pelas autoridades. Neste meio tempo outros globos se aproximam sinistramente da Terra....

Como no primeiro caso, ai esta o link para você assistri dublado!





Gostou desta postagem???

Então junte-se a nós! Siga o  nosso blog  e junte-se a nós em  nosso grupo  no Facebook. 
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos, nas animações e nos filmes...


Um comentário:

  1. Faltou a melhor versão de todas, essa aqui:
    https://www.youtube.com/watch?v=SqQfySakoK0

    ResponderExcluir

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.