Cinema em Foco: Original & Versão - A MORTE PEDE CARONA (1986)

- Nunca de carona! - Esta é a lição que este filme deixa bem clara ao chegar a seu final. Embora seja um filme 'menor' (em relação à orçamento), também é uma aula de como realizar um filme excelente sem grandes gastos, bastando ter um bom elenco, um bom roteiro, uma boa direção. 


No papel principal (de vilão) está Rutger Hauer recém saído do excelente (e cult) "Feitiço de Aquila" e de "Conquista Sangrenta". Hauer parece ter nascido para o papel, emprestando ao personagem um ar sinistro é assustador, com aqueles cabelos brancos e olhos azuis. A história é bem simples e poderia ter virado um dos milhares de filmes do tipo que foram lançados.


Jim Halsey (C Thomas Howell) é um jovem rapaz dirigindo pela mítica Rota 66, uma das rodovias mais importantes dos EUA. É uma noite chuvosa, e ele resolve dar carona para um estranho que encontra no caminho, para ter alguém com quem conversar e se manter acordado. John Ryder (Hauer, aterrador) entra no carro, e o pesadelo começa. Isso porque Ryder é um assassino cruel e implacável, que decide infernizar a vida de Jim, cometendo diversos crimes e fazendo a polícia acreditar que o assassino é o rapaz.


Já vimos esta história em outros filmes não é verdade? Mas a atuação de Hauer faz com que ele pareça ser o mal encarnado (aliás tem uma cena num posto de gasolina muito bem feita, imitada em outros filmes). Já Howell não faz feio, mas fica aquém da interpretação do fantástico vilão. Outra atriz que está muito bem em seu papel (e que faz diferença) é Jennifer Jason Leigh (de "Mulher Solteira Procura") como a garçonete Nash, que simpatiza com o herói e tenta ajudá-lo contra o cruel caroneiro e a polícia, que acredita ser ele o psicopata. 


Você vê que as coisas serão diferentes logo no início, quando Jim dá a carona e por sorte consegue se livrar do assassino. Ao se distanciar do psicopata (que ele jogou na estrada), Jim começa a ficar mais tranquilo e a acreditar que tudo acabou, é quando ele é ultrapassado por outro veículo, na parte detrás está uma criança dando tchau para ele... 

Ao lado da criança tem um boneco que também lhe dá tchau (obviamente manipulado por alguém), curioso Jim fica olhando e quem se levanta do banco ao lado da menina????.......Isto mesmo! Ele! O capeta! Mais à frente Jim encontra o carro e o que sobrou dos ocupantes...........dai para frente é um pesadelo! 

A certa altura o psicopata diz a Jim o que quer que ele faça, e a pergunta é: será que Jim tem o que é necessário?





Reflexos do filme...



O filme tem uma refilmagem em 2007 e no lugar de Hutger Hauer está Sean Bean. No lugar de Jennifer Jason Leigh: Sophia Bush.




Tem também uma pseudo-continuação em 2003. Não assisti porque só pegaram Howell, agora mais velho para repetir o papel, e o vilão é o filho de Gary Busey (que esqueci o nome) o que já é razão suficiente para ignorar......





SOBRE HUTGER HAUER...


Hutger Hauer vinha fazendo uma série de bons filmes que consolidaram sua carreira: 

  1. Em 1981 fez: "Falcões da Noite", com Silvester Stalone (mediano).
  2. Em 1982 - "Blade Runner, o caçador de andróides", um clássico cult.
  3. 1985 - "Ladyhawke, O Feitiço de Áquila" ('totalmente excelente').
  4. 1985 - "Conquista sangrenta".
  5. 1986 - "A Morte Pede Carona".
  6. Em 1987, ele 'derrapa' na estrada ao aceitar fazer: "Exterminador Implacável" ou "Procurado vivo ou morto"
  7. Em 1989 'perde a direção' ao fazer "Fúria Cega".
  8. Em 1992 'cai na ribanceira' com "O Destruidor" (um ficção científica bomba total) e "Buffy a caça vampiros" (filme péssimo!)
Desde então é uma bomba atrás da outra, com exceção talvez de "O Mendigo com uma Escopeta" de 2011.......

Extra...


Como já esta se tornado tradição, nossa matéria sai acompanhada de extras. Esta vez temos links para: o filme original de 1986 e para o 'remake' de 2007...

A Morte Pede Carona (1986)




Segundo link (alguns minutos à mais): 








A Morte Pede Carona (2007)














Um comentário:

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.