CIRCE, A DEUSA VILÃ (1949)

Circe, a deusa!
CIRCE é uma das maiores antagonistas da princesa Diana, e também de todas as Amazonas. Esta deusa da magia, e vilã regular das histórias Mulher-Maravilha vem diretamente da Mitologia Grega, do mito da Odisséia. Lá ela é apresentada como uma terrível feiticeira que vive em sua própria ilha (Aeaea), transformando os homens que pisam nela em animais - preferencialmente porcos. Ulisses (Odisseu) e seus homens acabam parando na ilha e precisam enfrentar Circe. Nesta aventura, o herói grego acaba recebendo uma ajuda divina do deus Hermes e derrotando a poderosa bruxa.

Nos quadrinhos, sua primeira aparição foi em Mulher Maravilha #37 (1949), criada por Robert Kanigher e Harry G. Peter. Claro que a Circe, em suas primeiras histórias, era muito diferente de sua versão atual. Já a primeira aparição da vilã no que é considerado o período moderno da heroína, foi na edição #18 VOL 2, em julho de 1988, sendo apresentada por George Perez.

A rivalidade entre ela e a Mulher-Maravilha tem histórias distintas. Numa das versões começou por conta da Rainha Hippolyta ter banido a feiticeira de seu reino. Noutra Circe temia uma profecia lançada por Hécate: "Sob a morte da bruxa e o nascimento da bruxa, Hécate, por nome e escolha, irá repossuir sua alma". Acontece que Hécate fazia parte do trio de deusas lunares juntamente com a deusa Diana (Ártemis) e a titânide Selene; Circe teria suposto  que a Mulher-Maravilha, por ter o nome de Diana, poderia tomar-lhe o poder. Desde então teria decidido perseguir a heroína.

Circe é uma deusa e uma poderosa feiticeira. Devido a sua divindade é imortal. Seus poderes são vastos: ela é capaz com sua magia de alterar a realidade, manipular a matéria, voar, absorver poderes, projetar seu plano astral em qualquer dimensão, mas é famosa por seu principal feitiço que transforma seres humanos em animais variados, lembrando muito o que a Circe da mitologia grega fez em: A Odisseia de Homero.

Circe também possui um espelho mágico, o Espelho de Circe, que permite que qualquer pessoa que o olhe se transforme em outra pessoa. É considerado um objeto proibido pelos deuses do Olimpo. A Feiticeira também pode magicamente convocar, atrair e seduzir os homens apenas com melodias ou canções, semelhantes ao de uma sereia.

A vilã já apareceu no desenho Liga da Justiça Sem Limites. No episódio ela se liberta da prisão de Hades e começa a transformar os humanos em diferentes objetos. Ao se confrontatada pelos heróis, ela transforma a Mulher-Maravilha em um porco e escapa com tranquilidade dos ataques do Batman.


O Morcego vai em busca de ajuda mágica com Zatanna, que explica que não é capaz de fazer nada contra a Deusa da Magia. Batman então consegue fazer um acordo e sacrifica sua própria dignidade - cantando Solidão em um clube - para trazer Diana de volta.


Nos Novos 52, Circe tem uma aparência pálida e cabelos vermelhos, continuando a ser uma feiticeira poderosa mas que, dessa vez odeia especialmente Hipólita e suas amazonas.
A Vilã se junta a Magog, e usa sua magia para manipular Superman a batalhar contra a Mulher-Maravilha. Depois de alguns momentos os heróis conseguem se livrar do controle da bruxa e derrotá-la.
Já em Rebirth, Circe aparece com uma nova história, aparecendo pela primeira vez depois de um ritual orquestrado por Veronica Cale, que implora a ajuda da feiticeira para resgatar a alma de sua filha - que ela acreditava estar nas mãos de Fobos e Deimos.
A feiticeira ajuda a moça e até transforma os dois Deuses em cães, mas descobre que a filha de Veronica estava junto de Ares na Ilha Paraíso, e que para liberta-la, o Deus da Guerra teria que ser solto. Algo que Circe não quer ver acontecer.

Rumores na internet ainda falam que a feiticeira Circe poderá estar presente no próximo filme da Mulher Maravilha.


Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Curta nosso blognossa página e nosso grupo


Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...

2 comentários:

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.