Animação em Foco: MEGAS XLR (2004)



Este é um daqueles desenhos animados que foi amado por muitos ou odiado por tantos outros. Talvez alguns leitores até estranhem ele estar no Memória Magazine por não ser tão velho, mas como eu gostava e vejo que já está caindo no esquecimento de muita gente, achei justo trazer esta "memória caçula" para alegrar aos leitores mais novos.
Pois bem, esta divertida animação criada por Jody Schaeffer e George Krstic, originalmente intitulada como: "Lowbrow".  O episódio piloto foi exibido durante o Concurso de Verão 2002 do Cartoon Network para determinar qual caricatura se tornaria um dos novos desenhos animados do canal, na época foi o mais popular entre os telespectadores. Depois de sua data de estréia original,  dezembro de 2003 ter sido adiada, Megas XLR (acrônimo em inglês para Mechanized Earth Guard Attack System eXtra Large Robot) finalmente estreou no bloco Toonami em 1º de maio de 2004, e foi cancelada em 15 de janeiro de 2005, com apenas 2 temporadas de 13 episódios cada, totalizando modestos 26 episódios. A série é uma homenagem e também uma paródia aos animes japoneses de  mechas (robôs gigantes).
O desenho começa mostrando a Terra, no ano de 3037, onde a raça de alienígenas Glorfts estão numa guerra intensa contra os humanos. Kiva, uma militar das forças humanas, tenta usar o Megas, um protótipo de robô de combate roubado dos Glorfts para viajar 2 anos para o passado de forma a mudar o resultado da guerra que os humanos perderam.
Porém, o líder dos Glorfts ordena que destruam Kiva e o Megas, mas, em vez de ser destruído, o robô gigante acaba indo parar na década de 30 no séc XX, onde fica inerte até que no ano 2000 é encontrado por Coop (ou Cara aqui no Brasil) no ferro velho (a um preço módico de U$ 2,00 - dois dólares), leva-o para casa e o transforma num super-robô cheio de equipamentos de combate irados e com uma pintura caprichada.  E no dia que o apresenta para seu amigo Jamie, Kiva chega nessa era do tempo e tenta pegar Megas de volta. Rola um combate, mas Kiva descobre que devido as adaptações de Coop, ela não pode mais operar o Megas.  Surgem então os Glorfts que tentam destruir Megas e Kiva, mas, com a ajuda de Coop, os Glorfts são derrotados, sendo obrigados a fugir. Então, Kiva vendo-se impossibilitada de voltar para seu tempo e de pilotar o Megas, decide treinar Coop, para que ele consiga salvar a Terra dos Glorft. Desde esse ponto, Coop, usando Megas e tendo a ajuda de Kiva e Jamie, passam a lutar contra os inimigos que ameaçam a Terra.



Os Personagens 
COOP (ou o Cara) é o "herói" principal da série. E apesar de ser preguiçoso e bem gordo, é valente e topa tudo para se exibir com seu robô. Tudo mesmo, ele não se importa em destruir propriedades, colocar vidas em risco, explodir planetas, etc. Suas paixões são: carros, videogames e comida. Mas, acima de tudo sua maior "habilidade" é sua sorte.
JAMIE, o melhor amigo de Coop, totalmente pessimista e ainda mais preguiçoso que o primeiro. Ele esta presente em todos os episódios e conhece bem seu parceiro e prova isso falando em um episódio: "O Cara nunca fica doente, só fica com menos fome". E apesar de confiar no amigo, sempre o critica pelo jeito louco de Coop e tem uma queda bem notável por Kiva !

KIVA é uma guerreira do futuro, habilidosa no combate corpo-a-corpo, muito inteligente e obcecada em vencer a guerra contra os Glorfts. Apesar de ser MUITO diferente de Coop, ao longo da aventura firmam uma grande amizade e aos poucos aprende a confiar na habilidade do amigo em vencer as batalhas mais difíceis. 
GORRATH é o líder dos Glorft, a raça que está em guerra contra a humanidade do futuro. É também o típico vilão que fala demais, nervoso não muito inteligente mas que tem uns capangas que o orientam. Obviamente, odeia o povo da Terra e Coop e seus amigos.  Ao perseguir Kiva também acabou preso nesta era, mas mantem-se escondido no espaço.
GOAT é o encarregado do ferro-velho onde Coop achou o Megas. É um personagem secundário frequentemente aparece com seus comentários sarcásticos e muito divertidos. E um dos responsáveis por ótimos momento de descontração no desenho. Vive tentando "pegar umas gatas", mas nunca teve sucesso em suas investidas... 




Dublagem Brasileira:
Cara (Coop): Guilherme Briggs
Jaime (Jamie): Manolo Rey
Kiva (Kiva): Priscila Amorim
Gorrath (Comandante Glorft): Luiz Carlos Persy
Goat (Goat): Hamilton Ricardo

Se bateu aquela nostalgia e você deseja rever esta divertida animação, eis aqui o Link para assistir todos os episódios:
https://www.superanimes.biz/anime/megas-xlr-dublado 


Gostou desta postagem???
Então junte-se a nós! Siga o nosso blog e junte-se a nós em nosso grupo no Facebook. 
Faça parte da família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se vê hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes... 


Um comentário:

  1. Eu torço muito para que Megas XLR ganhe um revival , como aconteceu com Samurai Jack e Star Wars : A Guerra dos Clones .

    ResponderExcluir

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.