Cinema Noir: A BEIRA DO ABISMO (The Big Sleep/1946)

E ai esta Humphrey de novo estrelando um filme que esta na lista dos “10 Filmes Noir Obrigatórios”. Já fizemos uma matéria sobre o outro que foi ‘Falcão Maltes, também chamado de "Relíquia Macabra’.

Como sabemos filmes noir são aqueles que abordam tramas policiais e que tiveram seu ápice entre 1939 e 1950. Estes filmes abusavam de cenas escuras e com reflexos de luz que identificavam o rosto ou partes do rosto de algum personagem misterioso. Normalmente envolviam detetives particulares que na maioria das vezes tinham um bom relacionamento com a policia.


Neste filme em particular o detetive em questão é Phillip Marlowe (que foi interpretado por outros atores), criado por Raymond Chandler. O melhor no filme são os diálogos ferinos mantidos entre Vivian Sternwood e Marlowe, também diverte Marlowe fazendo os capangas de Eddie Mars de idiotas (não que fosse difícil).




O roteiro é um tanto confuso as vezes, mas a química entre Bogart e Bacall compensa e muito. Como o personagem pede, Bogart distribui seu charme entre um desfile de mulheres bonitas, com destaque para a vendedora da loja de livros usados interpretada por Dorothy Malone (depois que solta os cabelos).

Bogart esta bem a vontade no papel, e consegue uma performance melhor que a de muitos de seus filmes. O único porém no filme (na minha opinião) é a personagem Carmen Sternwood (Martha Vickers, que teve suas cenas reduzidas conforme pode ser visto nas ‘curiosidades’). Sempre que aparece ela fica dando uma ‘risadinha infantil’ e fica com o dedão na boca, isto irrita Marlowe e irrita os telespectadores também.....




Sinopse: 



Um detetive particular, Philip Marlowe (Humphrey Bogart), é chamado por Sternwood (Charles Waldron), um milionário que diz que está sendo chantageado novamente, pois há dois anos pagou US$ 5 mil para que Joe Brody (Louis Jean Heydt) deixasse Carmen (Martha Vickers), sua filha mais nova, em paz.

Agora Arthur Gwynn Geiger (Theodore von Eltz) quer receber alguns milhares dólares, referentes a dívidas de jogo de Carmen. Philip aconselha que a dívida seja paga, pois Carmen assinou promissórias, mas Sternwood quer de qualquer maneira ficar livre de Geiger e diz para Marlowe cuidar disto.

Antes que saia da mansão Vivian (Lauren Bacall), a filha mais velha de Sternwood, fala com Marlowe e lhe pede que encontre Shawn Regan, um grande amigo de Sternwood, que desapareceu. Marlowe segue Geiger até a casa dele e fica vigiando. Então repentinamente ouve um tiro e vê um carro fugindo. Marlowe constata que Geiger foi morto e ao lado dele está Carmen, que não tem noção do que está acontecendo, pois está drogada.

Ele a leva para casa e deixa Carmen aos cuidados de Vivian, construindo um álibi ao dizer para Vivian que, para todos os efeitos, Carmen ficou ali toda a noite. Porém esta era apenas a primeira de várias mortes.

Curiosidades...

- Desvio de Verbas: Jack L. Warner, chefe da Warner Bros, entregou ao diretor  do filme Howard Hawks o valor de U$ 50 mil dólares para que adquirisse os direitos de adaptação para o cinema do livro de Raymond Chandler. Hawks conseguiu comprar os direitos por U$ 5 mil dólares, a diferença foi diretamente para ....seu bolso!

- Trabalhos anteriores: Este é o 2º de 4 filmes em que Humphrey Bogart e Lauren Bacall atuaram juntos. Os demais foram "Uma Aventura na Martinica" (1945), "Prisioneiro do Passado" (1947) e "Paixões em Fúria" (1948).

- Coadjuvante ofusca protagonista (pode até ser, mas era irritante): O autor Raymond Chandler reclamou que Martha Vickers fez uma interpretação tão intensa de Carmen Sternwood, que ofuscou a personagem de Lauren Bacall. Com isso boa parte da performance de Martha foi cortada na versão final do filme. Ruim para a atriz. Ruim para os fãs. Mas bom para mim, que como já disse a interpretação me irritava...

- Boas ideias e filmes de sucesso sempre voltam: Por esta razão em 1978 foi feito um 'remake' do filme chamado "A Arte de Matar"(1978)


Aquele 'algo' à mais...

Bem, como muitos devem ter ficado curiosos sobre o filme, anexamos à matéria um link para que possam assistir ao filme e mais: três, sim três para que voce possa baixar!!.

Estão logo abaixo, divirtam-se...

A BEIRA DO ABISMO (assistir)

A BEIRA DO ABISMO (dublado)

A BEIRA DO ABISMO (legendado)

A BEIRA DO ABISMO (dual)




Relacionado:

Cinema Noir: FALCÃO MALTES






Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Curta nosso blognossa página e nosso grupo
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...








2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Seu logotipo parece muito elegante. Estilo retrô é o meu favorito. Algo semelhante é feito no site "Logaster" https://www.logaster.com.br/

    ResponderExcluir

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.