Falando em Série: TERRA: CONFLITO FINAL (1997) - Gene Roddenberry


Publicamos há algum tempo, uma postagem falando sobre as tentativas de Gene Roddenberry de lançar uma série após o cancelamento de “Star Trek” em 1969. Embora os pilotos tenham sido filmados nenhuma delas foi oficializada. As séries foram: “Projeto Questor”, “Genesis II”, “Planeta Terra” e “Estranho Novo Mundo”.

Mesmo durante a exibição de "Star Trek", Roddenberry tentou lançar alguns spinoffs, mas sem sucesso. Foi somente após seu falecimento que finalmente sua viúva Majel Roddenberry conseguiu convencer alguns estúdios a produzir duas séries baseadas em alguns esboços de Gene. Estas foram “Andrômeda” (cujo roteiro saiu direto dos três pilotos recusados: Genesis II, Planeta Terra e Estranho Novo Mundo) e "TERRA CONFLITO FINAL".



No caso de "Terra: Conflito Final", diferente de 'Star Trek', a ação não se passava no espaço. O cenário, como o próprio nome diz, era aqui no nosso sempre aconchegante planeta Terra e num futuro não especificado (mas já caducado) no ‘inicio do século XXI’. 

Mais especificamente 3 anos após a raça alienígena 'Taelon' aparecer por aqui com intenções de permanecer. Felizmente vieram em paz (humm, esta declaração sempre deixa dúvidas...) e para retribuir nossa hospitalidade dividiram conosco sua tecnologia, o que significou o fim das doenças, das guerras e quase o fim da poluição.

Mas nem todos estão convencidos disto...


Liderando aqueles que tinham dúvidas sobre o objetivo dos aliens, esta o magnata da tecnologia Jonathan Doors que funda um movimento de resistência aos “companheiros” (como os Taelons preferem ser chamados). E para ficar livre e se dedicar a tentativa de descobrir quais os verdadeiros planos dos “companheiros”, Doors simula um ataque terrorista logo no primeiro episódio contra um dos lideres dos aliens chamado Da’an. No ‘ataque’ Jonathan é atingido e aproveita para simular sua morte e poder comandar livremente a resistência.

Da'an

No ‘ataque’ Jonathan é atingido e aproveita para simular sua morte e poder comandar livremente a resistência.


Jonathan Doors, à esquerda e na TV.....

O alien é salvo por William Boone, um destemido detetive, que é convidado a trabalhar diretamente com os taelons, ele se recusa a principio, mas sua esposa é assassinada num misterioso acidente de carro. Isto o leva a aceitar o cargo oferecido, mas antes contatou a resistência, passando a servir como agente duplo.


Boone

Acontece que do lado dos taelons também haviam aqueles que realmente viram uma oportunidade ao chegarem ao nosso planeta, diferente daquela anunciada. Um deles era Zo’or, que decide conquistar a Terra e assim se torna o vilão durante algumas temporadas.


Zo'or

Um detalhe sobre a raça taelon é que eles não podiam se reproduzir, desta forma caminhava para a extinção, até lógico chegarem a Terra e perceberem que os humanos poderiam mudar seu destino.

Durante as 5 temporadas com seus 110 episódios, “Terra: Conflito Final” passou por algumas mudanças em seu roteiro se desviando do tema original, o que na minha opinião melhorou o seriado dando-lhe uma perspectiva de maior durabilidade, mas os produtores pensam diferente e assim em 2002 ela deixou de ser produzida. Uma pena.





Curiosidades:


A serie originalmente: iria se chamar "Battleground: Earth"(Campo de Batalha: Terra), mas este nome era muito parecido com a obra de L Ron Hubbard (o cara da numerologia). 'Battlefield: Earth' chamado no Brasil "A Reconquista"...

O ator que fazia o agente Boone, Kevin Kilner, saiu no final da primeira temporada por ter optado pela carreira no teatro e foi substituído por Robert Leeshock, que fazia o personagem híbrido alien/humano Liam Kincaid...


O hibrido...a frente

Logo no inicio da série e de sua aceitação pelo público, foi criado um website que possibilitava aos fãs acessarem o site dos 'taleons'. Ali os alienígenas explicavam porque escolheram a Terra, algumas coisas de sua religião (fundada ao chegarem na Terra)...

Também foi criada uma pagina do hacker Augur, que servia para passar informações ao grupo  da resistência que havia na série. 


Augur

Por se tratar de uma série da década de 90, o uso da internet pode ser considerado uma grande novidade e quem sabe foi a pioneira neste uso ou uma das pioneiras...

Foram 71 alienígenas que chegaram na Terra em .....2008, ou seja, 'eles já estão entre nós'...

Os 'taleons' designaram alguns de seu povo para outros países, onde fundaram uma espécie de embaixada...

Extra...


O extra de nossa matéria é o episódio piloto. O link esta logo abaixo...Porém, alertamos que o link só abre com o uso de rede de Wi-Fi, pois as prestadoras de serviços telefônicos bloqueiam o site de armazenagem...

Terra: Conflito Final










Relacionados:


3 comentários:

  1. L. Ron Hubbard é o criador da Cientologia e não da numerologia como citado no texto.

    ResponderExcluir
  2. eu assistia essa série , na Record a noite acha terra conflito final muito legal e roteiro bom

    ResponderExcluir

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.