MEL BROOKS - um dos 'pais' do "Agente 86"



Mel Brooks, nascido Melvin Kaminsky, é musico, comediante, roteirista, ator e diretor. Talvez, muitos não ouçam mais falar sobre ele, mas seu nome era sinônimo de comédias, em especial paródias. E a chance de você já ter visto algum de seus filmes, nas sessões da tarde da vida, ou nos “cinemas de classe”, é enorme.
Mel iniciou sua carreira como substituto de um comediante de stand-up, que ficara doente. Sua oportunidade como roteirista apareceu na TV em 1965, quando junto a Buck Henry, criou a série "GET SMART", conhecida aqui no Brasil como "O Agente 86". 


Naturalmente com uma serie de sucesso reconhecida, migrou para o cinema, e seu primeiro filme foi “The Producers”, em 1968 (no Brasil o filme se chamou “Primavera para Hitler”, que era o nome da peça dentro do filme). O filme não teve uma boa recepção pelo publico, mas ainda assim garantiu uma peça para a Broadway e uma refilmagem em 2005. A partir daí, Mel Brooks se especializou em fazer parodias, e de diversos gêneros. 

O 'Estilo" de Mel...

Por exemplo no suspense, ele pegou clássicos de Hitchcock, como Psicose, Um corpo que cai, Janela Indiscreta, e fez a parodia "ALTA ANSIEDADE".




No gênero terror, ele fez "JOVEM FRANKSTEIN", que é um filme que particularmente gosto muito e que tem cenas impagáveis. Ainda no gênero terror, ele parodiou o Príncipe das trevas em: "DRACULA – MORTO, MAS FELIZ" (não é um de seus melhores filmes).





No gênero musical, ele produziu o já citado "The Producers - Primavera para Hitler".



No gênero épicos bíblicos, ele produziu A "HISTORIA DO MUNDO – PARTE 1" (infelizmente ficou só neste).



No gênero western, tivemos "BANZÉ NO OESTE" .


No gênero aventura/capa espada, fez "A LOUCA LOUCA HISTORIA DE ROBIN HOOD".



No gênero ficção, temos "SOS TEM UM LOUCO NO ESPAÇO", que não poupa 'Star Wars', 'O Planeta dos Macacos', e 'ALIENS'.



No gênero cinema mudo, ele nos deu "A ULTIMA LOUCURA DE MEL BROOKS (Silent Movie)".



E finalmente no gênero drama, ele nos deu "QUE DROGA DE VIDA!".


Brooks também colaborou em diversos filmes e animações...

Curiosidades...


Em 1980, foi lançado um longa que tentava trazer para as telonas o sucesso da TV de Maxwell Smart. O filme se chamava "A BOMBA QUE DESNUDA", mas este filme não tem a participação nem de Mel Brooks e nem de Buck Henry em sua concepção.



Maxwell Smart voltaria a aparecer e desta vez com sucesso em 2008, no filme "O AGENTE 86" (que tem cenas inesquecíveis: Smart tentando se livrar da camisa de força no banheiro do avião. Smart dançando com a garota "cheinha" em desafio ao vilão. Smart passando pela grade de lasers que protegiam um cofre, e outras......)



'Easter Eggs'

Junto á nossa matéria vão alguns links com filmes de Mel Brooks e também com o episódio piloto de "Agente 86", basta verificar os nomes com letras de cor diferente...







Gostou da postagem?

Então junte-se a nós! Curta nosso blognossa página e nosso grupo
Junte-se a família "Memória Magazine", inteiramente dedicada a relembrar coisas boas e curiosas do passado. Ajudando alguns a reviverem boas lembranças e outros a conhecer a origem do que se ve hoje nos quadrinhos, nas animações e nos filmes...


4 comentários:

  1. Maioria destes filmes são ótimos, que ainda não viu, recomendo.

    ResponderExcluir
  2. Não sou tão fã de suas paródias, mas duas de que assisti há algum tempo e gostei bastante, foram "Alta Ansiedade" e "O Jovem Frankenstein". "Drácula -Morto mas Feliz" tem algumas cenas muito legais, mas lembro muito pouco. "The producers" e "Que Droga de Vida" me chamaram a atenção. Agradeço pelos links dos filmes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa agradecer. de fato os dois primeiros que voce falou são os melhores. Depois deles 'Banzé no Oeste' vale a pena....

      Excluir

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.