Cinema em Foco: O FEITIÇO DO TEMPO (Groundhog Day) 1993


Antes de qualquer coisa, vamos estabelecer alguns pontos:  
  1. Este é o melhor filme com Bill Murray, na minha modesta opinião!
  2. É um dos que mais gosto envolvendo 'loops' temporais!
  3. É uma das comédias românticas que mais gosto!
  4. E finalmente: o nome certo do filme é "O Dia da Marmota". 

Agora tudo bem! Já podem começar a 'atirar pedras', mas já vou avisando: não vou mudar de ideia! O filme é simples e direto. Pega os clichés do gênero e os monta de forma que você nem percebe e se envolve na história. Nem Bill Murray consegue me incomodar, temos de dar os parabéns a Harold Ramis o diretor, pela condução da trama e por conseguir tirar uma boa interpretação de Murray.


A crítica? 


A crítica taxou o filme de 'apenas mediano'. Mas o filme se tornou um cult. E já foi referenciado em vários outros filmes e séries de TV. Chupa esta, senhores críticos!


A história?


A história se passa na cidade de Punxsutawney, na Pensilvânia, em que Murray personifica um presunçoso e arrogante meteorologista da TV, Phil Connors,  que é escalado para a cobertura do tradicional 'Dia da Marmota' (2 de fevereiro).


Ele, contudo, fica preso numa armadilha temporal que o faz reviver o mesmo dia vezes sem fim; embora no começo ele aproveite a repetição para agir de forma irresponsável, acaba ficando cansado em ter de sucessivamente acordar ao som de "I Got You Babe" de Sonny & Cher (sem contar a mesma piadinha do comentarista). 


No processo repetitivo, o personagem acaba por passar por profundas mudanças, melhorando como pessoa, além de finalmente conquistar a personagem vivida por Andie MacDowell (Rita). Uma coisa interessante é que não sabemos quantas vezes o dia se repetiu, e o repórter acaba passando por diversas fazes. 


Naturalmente há algum tipo de 'lição de moral' no filme, aliás todas as comédias americanas a tem. Mas, a mistura de um pouco de drama não consegue estragar a história. Para aqueles que sempre veem algum tipo de lição nos filmes a repetição do dia, as mudanças no personagem pode ter alguma proposta filosófica...




E para vocês que estão dizendo que estou exagerando. Considerem o seguinte:


  1. Em 2006 'Groundhog Day' foi incluído no 'National Film Registry' dos Estados Unidos por ser considerado "cultural, histórica ou esteticamente relevante".
  2. Em 2016 (em Londres), e em 2017 (na Broadway), o enredo foi transformado em musical com título homônimo.
  3. Em 2014 a revista Hollywood Reporter realizou uma lista dos 100 maiores filmes de todos os tempos, segundo a opinião de profissionais de cinema (atores, produtores, diretores, etc.), estando a obra de Ramis na 63ª posição.
  4. Em 2017 a BBC relacionou as 100 melhores comédias de todos os tempos, e Feitiço do Tempo ficou em quarto lugar. Numa lista que a emissora britânica fizera dois anos antes dos 100 melhores filmes dos Estados Unidos, de acordo com a escolha de sessenta e dois críticos especializados, a comédia ficara em 71º lugar.



Fato idiota americano:



O filme foi classificado nos Estados Unidos na categoria "PG", que sugere o acompanhamento dos pais, pois possui leves palavrões e algumas situações implícitas de sexo (total exagero dos gringos).




Então é isto: 

- se você já viu e também gosta: parabéns colega, estamos juntos!


- Se você viu e detestou. Reza para eu não descobrir, senão te excluo do grupo, da página e do blog! (Calma, estou brincando!)

- Se você ainda não viu: tá esperando o que? O link esta logo abaixo!

- Se você já assistiu: tá na hora de ver de novo! O link esta logo abaixo!




5 comentários:

  1. Eu não sei se assisti todos os filmes de Bill Murray, mas de todos que lembro, com certeza esse é um dos que merece atenção maior! Também não sou muito fã de romance, mas nesse caso, não é forçado ou meloso...é simples e natural. O drama te pega de surpresa no enredo. Já o personagem de Murray é bem repetitivo, no sentido de personalidade, me lembrou muito o protagonista do filme "Scrooged" de 1986.

    ResponderExcluir
  2. Também acho que este é o melhor com Bill Murray..Não gostei de 'Scrooged'...

    ResponderExcluir
  3. ESSE FILME É UM EXEMPLO DE QUE UM COMEDIANTE TAMBÉM É CAPAZ DE FAZER UM BOM DRAMA. É POSSÍVEL SENTIR COM O PERSONÁGEM O DESESPERO QUANDO ELE SE DÁ CONTA DE QUE NÃO PODE SALVAR O MENDIGO. E A DEDICAÇÃO EM FAZER QUE SEUS ÚLTIMOS MOMENTOS SEJAM AGRADÁVEIS.

    ResponderExcluir

Imagens de tema por graphixel. Tecnologia do Blogger.